Para Lucas Barreto, não há nação que tanto preserve sua floresta nativa quanto o Brasil

Da Redação | 27/08/2019, 21h41

O senador Lucas Barreto (PSD-AP), reclamou, nesta terça-feira (27), em Plenário, que os noticiários, de modo geral, apenas enfatizam as queimadas na Amazônia de forma generalizada e ignoram a existência de estados da região que fizeram o dever de casa na questão ambiental.

Ele lembrou que 73% do território amapaense foi transformado pela União em áreas de conservação ou de preservação e terras indígenas. Destacou que a Nasa, agência americana, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registram que o Amapá teve 45% de redução de focos de incêndio neste ano de 2019. E nada disso foi relevante como notícia.

— Os meios de comunicação dos países do primeiro mundo e do Brasil vêm divulgando, de modo sistemático, notícias sobre a devastação de nossas florestas e o genocídio de índios. Que absurdo! São notícias, muitas das vezes fabricadas aqui mesmo e, tendenciosamente, transformadas em verdades absolutas, que levam os cidadãos do mundo a crer que cada amazônida é um bárbaro cruel e irresponsável devastador — protestou.

Para o senador, as nações ricas da Europa, que acusam o país de não preservar suas florestas, não dão exemplo a ser seguido. Lucas Barreto ressaltou que nenhum país pode ser comparado ao Brasil quando o assunto é preservação de matas nativas, e disse serem injustas as acusações apoiadas pela mídia.

— Quanto vale manter o clima do mundo, pode-se dizer? Quanto vale manter as condições climáticas para a agricultura? Quanto vale isso? A gente pergunta: quem paga? Ninguém paga. Dados internacionais mostram que, por exemplo, a Austrália protege 19,2% do seu território; os Estados Unidos, 13%; e o ecológico Canadá, 9,7%. Somente a área protegida no Brasil, segundo os critérios da ONU, equivale à superfície de 15 países europeus.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)