Senado participa da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Da Redação | 26/08/2019, 19h13

O Senado Federal, em parceria com a Câmara dos Deputados, participa da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes com um catálogo de livros sobre a Amazônia e obras sobre legislação, cultura e história publicados pelas Edições Técnicas e pelo Conselho Editorial. O evento, um dos mais importantes da Região Norte, ocorre até 1º de setembro no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

A participação das duas casas do Congresso ocorre com uma série de publicações sobre a Amazônia, em especial o Pará e o Amapá. As instituições lançaram, no sábado (24), as obras “Selos Postais da República de Cunani” e “Índios do Brasil”, em evento que contou com a participação do presidente do Conselho Editorial do Senado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e do governador do Pará, Helder Barbalho.

Randolfe ressaltou a importância desses lançamentos:

— São dois livros que retratam a diversidade amazônica e retratam passagens da história do Brasil e da Amazônia que são pouco conhecidas. O primeiro, Índios do Brasil, tem significado e diagnóstico fazer o lançamento dessa obra que também retrata o contato de um branco, que entendeu a diversidade dos povos originários do Brasil. Esse tipo de compreensão do Rondon é um tipo de compreensão que faz muita falta neste começo de Brasil do século 21 — disse Randolfe.

O estande do Senado e da Câmara traz, além do catálogo de obras sobre a Região Amazônica, uma série de livros sobre legislação e cultura, o que atrai estudantes, professores e o público em geral, como a enfermeira Maria do Socorro Cruz Peres:

— Sempre que estou aqui, em Belém, esse é meu estande predileto. Hoje estou levando as Leis de Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente, já que trabalho com crianças — disse a enfermeira.

Obras

Os Selos Postais da República de Cunani é uma obra inédita no Brasil, do historiador alemão Wolfgang Baldus, que relata a história da república independente do Império Brasileiro, criada em meados do século 19, no atual estado do Amapá. A República do Cunani chegou a emitir selos postais e moedas e teve um governo instalado em Paris.

Índios do Brasil, dividido em três volumes, contém mais de mil fotografias, realizadas pelo militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958). Além de fartamente ilustrada, a obra conta com anexos valiosos, como índices geográficos, vocabulário com as palavras indígenas e glossário relativo à fauna e à flora.

A Feira Pan-Amazônica do Livro vai até 1º de setembro no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, das 10h às 22h, com entrada franca. Na edição de 2018 da feira, foram vendidos 400 mil livros, o que movimentou R$ 750 milhões. O Senado e a Câmara contribuíram com a venda de 9,2 mil obras. Segundo Arnaldo Sampaio, responsável pelo estande do Senado no evento, a Constituição Federal é o campeão de vendas, em todas as suas versões.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)