Congresso é iluminado na cor laranja em alerta sobre a esclerose múltipla

Da Redação | 26/08/2019, 17h09

As cúpulas do Congresso ficarão iluminadas na cor laranja de 26 a 31 de agosto para lembrar o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto. A iluminação atende a um pedido da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).

A AME é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2012, que tem a missão de compartilhar informação de qualidade sobre a esclerose múltipla de forma gratuita e acessível, segundo informações disponíveis no site da associação.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso (cérebro e medula), atingindo diversas funções ligadas ao trânsito de informações dos neurônios para o resto do corpo. Quando esse caminho é prejudicado pelas lesões da enfermidade, essas informações se dissipam. Consequentemente, surgem diversos sintomas, e os mais comuns são: formigamento, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio, sexuais, no trato urinário e cognitivos. Em 85% dos casos, a doença é diagnosticada depois de uma síndrome clinicamente isolada (CIS).

A esclerose múltipla é a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo que a média de idade em que as pessoas são diagnosticadas é de 30 anos. A enfermidade acomete mais mulheres, em uma proporção de duas mulheres para cada homem diagnosticado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
ANS Doenças Iluminação