Kajuru critica corte orçamentário na educação

Da Redação | 14/08/2019, 18h05

O senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (14), o envio pelo governo federal do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 18/2019), que abre crédito suplementar e que, segundo ele, retira mais de R$ 1 bilhão do orçamento da educação.

De acordo com Kajuru, só no estado de Goiás o realocamento de recursos vai gerar um corte de R$ 16,6 milhões, o que vai afetar o Instituto Federal Goiano (IF), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Federal de Catalão, a Universidade Federal de Jataí e a Universidade Federal de Goiás.

Ele explicou que as instituições, já prejudicadas por falta de verbas, correm o risco de interromper o seu funcionamento pela escassez desses recursos que, em substituição, serão direcionados, conforme o parlamentar, para o pagamento de contratos indicados por parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência.

— Espero que nós não cometamos essa atrocidade, aprovando esse PLN na Comissão Mista de Orçamento ou mesmo aqui no Plenário do Congresso Nacional. Apresentei emendas cancelando esse absurdo trazido às instituições goianas e espero que os outros parlamentares façam o mesmo, e sei que farão, com relação aos seus estados. Não podemos permitir que derrubemos o principal pilar de desenvolvimento nacional, a educação— disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)