Prioridade para análise de embaixadores é definida com presidente da CRE, diz Davi

Da Redação | 12/08/2019, 22h56

Em entrevista nesta segunda-feira (12) depois de reunião com o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que a ordem de prioridade para análise de indicações de embaixadores é definida juntamente com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Segundo Davi, é esse o procedimento que ele vai adotar quando chegar ao Senado a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) para a embaixada brasileira nos Estados Unidos.

— Estou fazendo a leitura conforme compreendo a importância das mensagens [de indicação] — disse. — Conforme o entendimento do presidente da comissão e do presidente do Senado, a gente faz a leitura e encaminha as mensagens.

Davi salientou que não tratou com o governo da indicação de Eduardo Bolsonaro. O presidente do Senado lembrou que há várias indicações de autoridades pendentes de deliberação, mas as votações de embaixadores ou membros de conselhos são colocadas em pauta gradualmente, conforme “a pulsação do Plenário e o volume de senadores presentes”.

A indicação de mais um integrante para a CRE, aumentando o número de membros do colegiado de 18 para 19, também foi comentada por Davi Alcolumbre, que conversará com líderes nesta terça-feira (13) para verificar a qual bloco partidário cabe a vaga.

— Existe um bloco partidário que ainda tem direito a mais uma vaga de indicação. Pedimos à Secretaria-Geral da Mesa para fazer esse levantamento do número razoável e oficial.

Argentina

Para Davi, comentários do presidente Jair Bolsonaro, que viu com reservas a vitória da esquerda nas eleições primárias da Argentina, não constituem interferência no processo eleitoral do país vizinho.

— Não tenho como avaliar uma ponderação feita pelo presidente da República. Sou o presidente do Senado. Estava participando de uma sessão solene, não acompanhei as declarações, mas cada um tem autoridade de pensar o que for conveniente a determinado tema — afirmou Davi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)