Audiência debate falta de pessoal nas carreiras de ciência e tecnologia

Da Redação | 15/07/2019, 15h15

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) promove nesta quarta-feira (17), às 10h, uma audiência pública para debater o orçamento e a necessidade de recomposição das carreiras públicas de ciência e tecnologia. Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, foram convidados.

Autor do requerimento para a audiência, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ressalta que as carreiras de ciência e tecnologia estão presentes em 21 órgãos e instituições do Poder Executivo. Os servidores são responsáveis por ações em áreas como atividades nucleares, Programa Espacial Brasileiro, medicina nuclear, tratamento de doenças e indústria de defesa, por exemplo.

Essas carreiras, segundo o senador, perderam 75% dos quadros nos últimos 30 anos, especialmente por causa da evasão provocada por baixos salários. Atualmente as perdas variam entre 10% e 12% ao ano, em razão de aposentadorias. Em cinco anos, explicou Izalci, pode haver o desmonte de algumas instituições.

Além dos ministros, foram convidados para o debate o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Shellard; o secretário-executivo do Fórum Nacional das Entidades Representativas das Carreiras de Ciência e Tecnologia, Ivanil Elisiário Barbosa; e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)