Paim cobra mais investimentos para institutos federais de educação

Da Redação | 08/07/2019, 18h06

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (8), maior investimento nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Para ele, o ensino técnico e profissional é um dos alicerces que dão sustentação ao crescimento e ao desenvolvimento econômico e social de um país, à geração de emprego e renda, ao combate à pobreza e à violência.

Paim lembrou que os institutos federais têm forte inserção na área da pesquisa e extensão, estimulam o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendem seus benefícios a toda a comunidade. De acordo com o parlamentar, essas instituições formam profissionais com o objetivo de suprir a demanda de mão de obra técnica qualificada, buscando integrar conhecimentos básicos e técnicos, preparando os estudantes para a vida e para o exercício da cidadania.

Segundo Paim, o período de 2003 a 2015 foi o de maior expansão desse tipo de ensino no Brasil, quando também concentrou o maior índice de investimento. Conforme o Conselho Federal das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), são 644 unidades de ensino que promovem o conhecimento, as habilidades, a criatividade, o pensamento crítico e a formação cidadã de estudantes de diferentes situações socioeconômicas. Diante desse cenário, ele criticou os cortes orçamentários promovidos na educação.

— Não será com cortes nesse setor que vamos resolver os problemas do nosso país. É preciso não achar que é gasto, mas que é é investimento. Todo dinheiro aplicado na educação, seja ensino técnico ou não, é investimento, não é gasto. Bloquear 30% do orçamento dos institutos federais representa a redução de aproximadamente 900 milhões a menos nos recursos previstos para 2019 — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)