Pessoas de menor renda sofrem mais os efeitos da crise econômica, diz Paim

Da Redação | 04/07/2019, 16h59

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou nesta quinta-feira (4), em plenário, preocupação com o desemprego e a desigualdade salarial. Segundo Paim, a desigualdade de renda no Brasil atinge hoje o maior índice já registrado e as pessoas com menor renda estão sofrendo mais com os efeitos da crise econômica e social.

— Os números que revelam isso são os da variação da renda média acumulada pelos 10% mais ricos da população e os 40% mais pobres. Antes da crise, os mais ricos tiveram aumento de 5% da renda acumulada, mas os mais pobres tiveram o dobro, 10%. Na crise, os mais ricos tiveram aumento de 3,3% da renda acumulada; os mais pobres tiveram uma queda de mais de 20%. É preocupante, muito preocupante— disse.

O Parlamentar chamou atenção para pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) sobre desigualdade e renda no Brasil. Ele explicou que o índice que mede a desigualdade tem subido de forma assustadora desde 2015. Em março de 2019, segundo pesquisa, atingiu o maior patamar desde o começo da série histórica em 2012.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)