Paim defende dispensa pericial a aposentados por invalidez em decorrência do HIV/Aids

Da Rádio Senado | 27/05/2019, 15h34

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta segunda-feira (27), em Plenário, a derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 188/2017, que propunha a dispensa de reavaliação pericial a aposentados por invalidez em decorrência do HIV/Aids. No início do mês, O presidente Bolsonaro julgou a matéria inconstitucional e contrária ao interesse público.

O parlamentar defendeu sua proposta no âmbito econômico. Segundo ele, é mais caro para o país custear uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento desses pacientes do que pagar uma aposentadoria de um salário-mínimo.

— Muitas dessas pessoas, aposentadas há 15, 20 anos, foram, de repente, desaposentadas. Recebiam, em média, um salário-mínimo. Qual a empresa que vai contratar um cidadão como esse, em época de recessão e desemprego como estamos vivendo? Essas pessoas estavam bem na época em que foram aposentadas, porque, com o seu salário-mínimo, elas podiam se alimentar, pagar uma passagem para buscar os remédios, mas a partir do momento que eles perdem o benefício, vão se manter como? — questionou Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)