CE aprova inscrição de Oswaldo Aranha no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Da Redação | 21/05/2019, 16h20

A inscrição do nome do ex-embaixador brasileiro Oswaldo Euclides de Sousa Aranha no livro dos “Heróis e Heroínas da Pátria” foi aprovada nesta terça-feira (21), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A inclusão está prevista no Projeto de Lei (PL) 409/2019 do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). A matéria segue para o Plenário.

O relator da proposição, senador Lasier Martins (Pode-RS), destacou a dedicação de Oswaldo Aranha à nação.

— É inegável que Osvaldo Aranha foi um notável estadista que defendeu a pátria com excepcional dedicação e heroísmo. Por essas razões é, sem dúvida, pertinente, oportuna, justa e meritória a iniciativa de inscrever o nome de Oswaldo Euclides de Sousa Aranha no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — defendeu.

Biografia

Oswaldo Aranha, gaúcho de Alegrete, nasceu em 15 de fevereiro de 1894 e atuou como advogado, político e diplomata brasileiro, ministro das Relações Exteriores do governo de Getúlio Vargas. Foi deputado federal em 1927 e, em 1934, nomeado embaixador em Washington, onde atuou em defesa das relações brasileiras com os Estados Unidos.

Em 1947, Oswaldo Aranha chefiou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU), inaugurando a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador na reunião anual do órgão internacional. Ele foi o presidente da II Assembleia Geral que votou o Plano da ONU para a partilha da Palestina e que culminou com a criação do Estado de Israel. Também participou do governo de Juscelino Kubitscheck. Aranha morreu em 27 de janeiro de 1960, após sofrer um ataque cardíaco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)