Alvaro elogia projeto que acaba com sigilo de operações de crédito com outros países

Da Redação | 21/05/2019, 18h12

O senador Alvaro Dias (Pode-PR) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (21), a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto (PLS 26/2014) de sua autoria, que acaba com o sigilo bancário nos empréstimos concedidos pelo Brasil, por intermédio dos bancos públicos, a outras nações.

O parlamentar informou que apresentou a proposição em meio a um debate em 2014, quando reiteradamente o governo, naquela época, concedia empréstimos generosos por meio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) a outros países, que segundo ele, eram governados por lideranças ideologicamente próximos à gestão petista. De acordo com Alvaro, eram países com governos autoritários, prepotentes, que esmagaram os seus povos na pobreza e na miséria e que obtiveram empréstimos sem oferecer qualquer garantia de transparência no processo.

Ele defendeu que o Plenário possa deliberar sobre a matéria em caráter de urgência e, assim, oferecer mecanismo de esclarecimento dos valores e condições dessas celebrações de contratos, bem como a constatação dos débitos e atrasos acumulados.

— Não há exemplo em outras nações desta prática; Bird [Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento], BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], grandes bancos que celebram empréstimos com outras nações, o fazem de forma transparente — exemplificou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)