Grupo parlamentar Brasil-China será instalado nesta terça-feira

Da Redação | 20/05/2019, 18h07

O grupo parlamentar Brasil-China, criado para incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os legislativos dos dois países, será instalado na terça-feira (21), às 11h. Nessa primeira reunião será realizada a filiação de membros, a eleição e posse da diretoria e a deliberação sobre o estatuto.

O grupo deverá, então, discutir essa parceria entre os dois países, tanto em questões econômicas quanto culturais e sociais. Além disso, em novembro deste ano, o Brasil sediará o encontro dos Brics — grupo de cooperação econômica que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e também assumirá a direção do grupo.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, principalmente por causa do ferro e de produtos agropecuários. Em 2018, as exportações brasileiras para o país asiático geraram US$ 64 bilhões.

A reunião ocorrerá no plenário 7, da Ala Senador Alexandre Costa, e contará com a presença da Xia Xiaoling, ministra Conselheira do Comércio da Embaixada Chinesa.

Reativação

Criado em 2004, a cada legislatura o grupo precisa ser reativado. As últimas reuniões do colegiado aconteceram em 2015. Já foram indicados senadores para integrar o grupo. Porém, ainda não foram indicados os deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)