Inaugurado roteiro de visitação especial sobre atuação das mulheres no Congresso

Da Comunicação Interna | 09/05/2019, 18h04

Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (9), o roteiro temático que conta a história da atuação política das mulheres em diferentes espaços e, especialmente, no Congresso Nacional.

O roteiro Mulheres no Parlamento contempla espaços como o Plenarinho, onde foram abordados aspectos da atuação feminina na política no Império; a Galeria das Senadoras, em que fotos de mulheres que exerceram o mandato de senadoras ao longo do período republicano estão expostas; e o espaço onde estão retratos de deputadas federais, no Anexo 2 da Câmara.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) participou da visita inaugural, juntamente com a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Angela Brandão; a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, Cristina Monteiro; e representantes da Procuradoria da Mulher do Senado e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Zenaide destacou o poder que o Congresso tem para atuar em questões referentes à legislação que definem assuntos como jornada de trabalho, idade para aposentadoria e ainda determina quais produtos e alimentos podem ser comercializados no país.

— É muito importante darmos visibilidade a esse poder que ainda é muito distante do povo, já que a própria população tem um olhar mais diferenciado para suas escolhas para a política municipal: prefeitos e vereadores. Então, se não mostrarmos que a definição da vida de todos acontece aqui, eles nos elegem sem saber que somos nós que definimos a vida de cada um — destacou. Para a parlamentar, é fundamental que todos saibam de “onde viemos, onde estamos e para onde vamos”, disse.

Angela Brandão explicou que a ideia de mostrar a participação feminina na história da política do país vai além de ser uma causa apenas das mulheres. De acordo com ela, a busca pela equidade de gênero faz parte da luta por um país melhor para todos.

— E a gente viabiliza isso dando espaço para a reflexão e memória daqueles momentos históricos que foram fundamentais no passado e apontam para onde vamos no futuro — afirmou.

O roteiro especial será oferecido às segundas-feiras, às 10h30 e a grupos de até 30 pessoas, mediante agendamento obrigatório pelo e-mail visite@senado.leg.br.

Visitas temáticas

Mais informações sobre os roteiros temáticos podem ser encontradas na página do Congresso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)