Jayme Campos destaca escassez de médicos no interior dos estados

Da Redação | 08/05/2019, 19h07

O senador Jayme Campos (DEM-MT) falou em Plenário nesta quarta-feira (8) sobre o que classificou como "dilema vivido na saúde pública". Ele destacou a concentração de médicos nas grandes cidades e a escassez no interior dos estados. Segundo o parlamentar, falta estrutura adequada para o trabalho no interior.

— Os baixos investimentos não criaram as condições mínimas para os médicos das cidades mais distantes. Os municípios não têm especialistas nas áreas mais importantes nem os equipamentos básicos para o atendimento ambulatorial nos serviços de média e alta complexidade — disse o senador.

Ele ressaltou ainda que a questão da saúde nos municípios tem reflexo nas capitais, uma vez que a falta de assistência adequada no interior acaba lotando os hospitais dos grandes centros. Jayme Campos informou que solicitou a criação de uma tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) diferenciada para região amazônica de difícil acesso no país.

— Dessa forma, haveria uma compensação financeira para essas localidades, com o efeito de melhorar a remuneração dos médicos das áreas mais distantes.Fiz esse apelo em nome do Estado do Mato Grosso e das muitas cidades da Amazônia Legal, pois uma tabela melhor, certamente, ajudaria a fixar o profissional no interior—destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)