Subcomissão da CRE vai debater a crise na Venezuela e seus reflexos no Brasil

Da Redação | 03/05/2019, 16h17

A Subcomissão Temporária sobre a Venezuela vai promover, na próxima segunda-feira (6), às 14h, uma audiência pública para debater a crise no país vizinho e seus reflexos no Brasil, principalmente no estado de Roraima. A sugestão do debate é do senador Telmário Mota (Pros-RR), presidente do colegiado.

Para a audiência, estão convidados o secretário-adjunto da representação de Roraima em Brasília (Serbras), José Eduardo Gondim Filho, e o prefeito de Pacaraima (RR), Juliano Torquato. Pacaraima é um município localizado no norte de Roraima e faz fronteira com a Venezuela. A cidade tem recebido um grande número de venezuelanos fugindo da crise. Completa a lista de debatedores o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier.

A audiência será realizada na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Dúvidas, críticas e sugestões poderão ser enviadas por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone do Alô Senado (0800 612211).

Requerimentos

Depois da audiência pública, a subcomissão vai votar dois requerimentos, ambos do senador Telmário Mota. Um deles pede a inclusão de dois convidados para uma audiência pública. O outro pede informações ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sobre a crise diplomática com a Venezuela.

Telmário quer saber, por exemplo, quais os motivos que levaram o Brasil a reconhecer a legitimidade de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, “quebrando a tradição diplomática brasileira de não intervenção”.

A subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para acompanhar a crise econômica, política e social na Venezuela. O senador Marcio Bittar (MDB-AC) é o relator do colegiado, que tem seis membros titulares e outros seis suplentes.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)