Reguffe destaca projetos que reparam danos causados às vítimas de crimes

Da Rádio Senado | 02/05/2019, 18h09

O senador Reguffe (sem partido-DF) destacou em Plenário, nesta quinta-feira (2), duas propostas apresentadas por ele que têm como objetivo reparar os danos causados às vítimas de crimes.

Ele citou um projeto que obriga o autor de um ato de corrupção a ressarcir o dano causado aos cofres públicos e a pagar uma multa civil de três vezes o dano  (PLS 187/2018). A outra proposta citada por Reguffe foi o PLS 188/2018, que visa ressarcir o prejuízo causado por pichações, vandalismo e depredação do patrimônio público ou privado. O responsável teria que pagar pelo estrago e também oferecer indenização à vítima no valor de duas vezes o dano causado. Os dois projetos, como informou o senador, aguardam análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

São projetos importantes para a sociedade brasileira. Não basta prender; tem que ressarcir o dano causado e pagar uma indenização sobre esse dano também, inclusive para servir de exemplo e evitar que outros ocorram no futuro. Justiça é, antes de tudo, reparação — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)