Senado autoriza mudar o nome da Funai
Da Redação | 25/04/2019, 14h59
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), aprovou nesta quinta-feira (25) em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 188/2016, do senador Telmário Mota (Pros-RR), que autoriza o Poder Executivo a alterar o nome da Fundação Nacional do Índio (Funai) para Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
O autor justifica a iniciativa com fundamento no consenso técnico e acadêmico que indica ser mais correto identificar os índios como povos, reconhecendo sua identidade étnica e cultural e sua autonomia.
Em seu parecer favorável, o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), ressaltou que embora polêmico, o assunto tem que ser tratado, porque “é pertinente à própria identidade dos povos indígenas”. Ele entende que “escamotear a identidade desses povos numa tentativa de forjar não a unidade, mas sim a homogeneidade nacional, é também uma forma de etnocídio”.
“O reconhecimento de que os índios constituem povos não apenas não contradiz a sua nacionalidade brasileira, que eles mesmos, historicamente, afirmam e defendem, como também valoriza a sua identidade, peculiar dentro da pluralidade de identidades brasileiras, valorizando sua cultura e sua condição de povos formadores do Brasil”, afirmou.
O texto segue para análise na Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para análise da proposta no Plenário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: