Instalada subcomissão que discutirá melhorias para a mobilidade urbana

Da Redação | 27/03/2019, 10h45

Foi instalada nesta quarta-feira (27) a Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana, que funcionará no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) até o final desta sessão legislativa. A subcomissão foi proposta pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que foi eleito por aclamação para presidir o colegiado. A vice-presidência ficou a cargo do senador Telmário Mota (Pros-RR).

Gurgacz agradeceu a atenção dos demais parlamentares para o assunto, ressaltando a importância de debater melhorias para a acessibilidade e a mobilidade urbana. Ele apontou que as vias brasileiras não acompanham o aumento do número de automóveis e defendeu alternativas como a bicicleta e o patinete compartilhado, já implantado em algumas cidades. Isso, porém, ainda é pouco, alertou:

— Precisamos fortalecer o sistema de transporte coletivo, mas melhorado. O que temos no Brasil hoje é muito antigo. Os ônibus, em sua maioria, são do tempo em que se transformava caminhões, retirando-se a carroceria, e os chassis são os mesmos desde os anos 1960.

Com cinco membros titulares e igual número de suplentes, a subcomissão deverá acompanhar a implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e discutir os entraves dos serviços de transporte público, além de sugerir propostas para a redução do uso de carros particulares e estimular a implantação de ciclovias e calçadas transitáveis.

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), elogiou a iniciativa e garantiu empenho para a aprovação do plano de trabalho, que será apresentado nos próximos dias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)