Lasier defende instalação de CPI para investigar tribunais superiores

Da Redação | 20/03/2019, 17h15

O senador Lasier Martins (Pode-RS) defendeu nesta quarta-feira (20) a instalação de uma CPI para examinar as atividades dos ministros que integram os tribunais superiores, cujo pedido foi protocolado na terça-feira (19) pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE). O senador é favorável também à abertura de processo de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

— Nos últimos três anos, temos dez pedidos de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes feitos por cidadãos de várias áreas de atuação. Só o advogado Modesto Carvalhosa apresentou dois pedidos. Um no ano passado e outro este ano, onde ele arrola 32 fundamentos para seu pedido.

Sobre a questão da CPI dos Tribunais Superiores, Lasier disse que aguarda uma decisão favorável à leitura do requerimento de criação do colegiado por parte do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, depois de ouvida a Advocacia do Senado, que está avaliando os argumentos apresentados no requerimento do senador Alessandro.

— As pessoas perguntam até quando o Senado vai se manter omisso em relação às denúncias contra o STF. Em razão de alguns comportamentos, o Supremo merece ser questionado porque realmente algumas de suas decisões surpreendem.

Lasier lamentou que o ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira, tenha mandado arquivar nove pedidos de impeachment de Gilmar Mendes, sem dar conhecimento prévio ao Plenário, onde se reúnem os 81 senadores.

— É lamentável que tudo isso esteja acontecendo e é por tudo isso que nós devemos abrir esse processo de impeachment.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)