Cinco comissões mistas de MPs indicam presidentes e relatores

Da Redação | 20/03/2019, 19h17

Cinco comissões mistas para análise de Medidas Provisórias iniciaram seus trabalhos com a eleição de presidentes e a indicação de relatores na tarde desta quarta-feira (20). As MPs 855, 858, 861, 862 e 863 foram editadas em 2018, ainda pelo presidente Michel Temer. E com o recesso parlamentar e a mudança dos membros do Congresso em 2019, houve a necessidade de aguardar a eleição dos novos presidentes e relatores.

A comissão que vai analisar a MP 862/2018 não acertou a indicação de relator pois não houve acordo entre parlamentares de Goiás e do Distrito Federal. Os goianos afirmaram que havia um acordo para a indicação do deputado José Nelto (Pode-GO). Os parlamentares do DF não concordaram. A pedido do presidente, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), as duas bancadas combinaram negociar um nome para a relatoria.

Em duas Medidas Provisórias (MP 855 e MP 858) ocorreu acordo entre os parlamentares do governo e oposição para que sejam organizadas audiências públicas para a próxima semana. Entre as lideranças presentes, houve manifestações em busca de acordos para agilizar o trâmite das MPs, já que os prazos de 120 dias começaram a correr na data de suas publicações em 2018.

— Se fecharmos acordos logo, poderemos disparar os convites aos convidados para as audiências públicas que desejamos realizar, e para discutir a questão que envolve a base de Alcântara, declarou o deputado Carlos Zaratini (PT-SP).

Abaixo, o quadro explicativo da situação das cinco comissões mistas de exame das Medidas Provisórias.

Medida
Provisória

Tema

Direção da Comissão

855/2018

 

Modifica a legislação sobre as empresas distribuidoras de energia elétrica.

Presidente:
sen. Wellington Fagundes (PR-MT)

Relator  
dep. Edio Lopes (PR-RR)

858/2018

 

Declara a extinção da empresa binacional Alcântara Cyclone Space.

Presidente
sen. Roberto Rocha (PSDB-MA)

Relator
dep. Hildo Rocha (MDB-MA)

861/2018

 

Transfere a Junta Comercial do DF do Governo Federal para o Governo do Distrito Federal.

 

Presidente  
dep. Júlio Cesar Ribeiro (PRB-DF)

Relator
sen. Izalci Lucas (PSDB-DF)

862/2018

 

Altera o Estatuto da Metrópole para facultar a criação de região metropolitana ou aglomeração urbana composta pelo Distrito Federal e por municípios limítrofes.

Presidente
sen. Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Relator Vago.

863/2018

 

Modifica o Código Brasileiro de Aeronáutica, permitindo a propriedade de empresas aeronáuticas brasileiras com 80% de participação estrangeira.

Presidente 
dep. Wellington Roberto (PR-PB)

Relator    
sen. Roberto Rocha (PSDB-MA)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)