Chico Rodrigues elogia proposta de reforma da Previdência de militares

Da Redação | 20/03/2019, 21h16

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) destacou em seu discurso no Plenário a entrega da proposta de reforma da Previdência dos militares, feita pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (20) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Rodrigues elencou pontos da proposta que considera “cirúrgicos”, como elevação da alíquota de contribuição de 7,5% para 10,5%; aumento do tempo para o militar passar para a reserva, de 30 para 35 anos; e taxação de 10,5% nas pensões recebidas por familiares de militares:

— Então já é uma mudança fortíssima em relação ao que acontece hoje, em relação a essas alíquotas, em relação ao tempo de serviço e em relação à taxação para os pensionistas.

Segundo o senador, em razão das especificidades das carreiras militares, o projeto não foi entregue em conjunto com a proposta geral de Reforma da Previdência (PEC 6/2019) no dia 20 de fevereiro.

— Alguns, os mais apressados, estavam a reclamar, mas tudo no seu tempo e hoje, de uma forma serena, de uma forma segura, o governo entregou essa proposta, que obviamente passará a ser imediatamente analisada:

Rodrigues mencionou dados do governo federal, segundo os quais o sistema previdenciário brasileiro atingiu um deficit anual de R$290,2 bilhões, para argumentar que o governo de Jair Bolsonaro está no caminho certo:

— Portanto, é um motivo de muita alegria para nós. Quero parabenizar a equipe econômica do governo. Quero dizer que o presidente tem sido orientado de forma cartesiana, de forma muito cuidadosa por um economista de experiência invejável. O nosso ministro da Economia está extremamente empenhado no sentido de ajudar o presidente Jair Messias Bolsonaro a fazer deste país um grande país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)