Coronel se diz preocupado com o fechamento de fábrica da Ford

Da Redação | 13/03/2019, 20h14

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) mostrou-se preocupado com o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), anunciado recentemente. Ao afirmar, em pronunciamento nesta quarta-feira (13) em Plenário, que três mil trabalhadores e trabalhadoras ficarão desempregados, mostrou também preocupação com a possibilidade de fechamento de outra fábrica da Ford, esta instalada em Camaçari, região metropolitana de Salvador (BA).

— A fábrica da Ford em Camaçari começou a operar em 2001, transformando aquela região. Qualquer ameaça que possa haver aos incentivos para que a fábrica se sustente em Camaçari é muito mais do que uma ameaça dirigida à Ford, é uma ameaça a mais de 7,7 mil pais e mães de família que trabalham diretamente para a unidade de Camaçari, mais do que o dobro da unidade da Ford de São Bernardo. Fora esses, são mais 77 mil empregos indiretos, criados e mantidos por causa da Ford, que emprega 90% da mão de obra da região, especialmente em Camaçari e Dias d'Ávila.

Segundo o senador, está sendo cobrada da Ford a chamada responsabilidade social por causa do desemprego gerado pelo fechamento da fábrica em São Bernardo. A justificativa para a cobrança é de que a montadora recebe benefícios fiscais do governo federal.

Coronel disse não acreditar, entretanto, que o governo, ao cobrar responsabilidade social da Ford, corte os incentivos fiscais em Camaçari, “disfarçando, dessa forma, uma vingança contra a Bahia”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)