Vanderlan cobra investimentos em energia limpa

Da Redação | 12/03/2019, 21h11

Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) relatou nesta terça-feira (12), em pronunciamento no Plenário, suas impressões de viagem recente a Portugal e Espanha, onde conheceu usinas de geração de energia solar e participou de um congresso de telefonia móvel. Ele chamou atenção para os avanços nas usinas de energia termossolar, que aproveitam até 60% dos raios solares, e dos projetos de armazenamento de eletricidade a baixo custo.

Ao pedir atenção às alternativas de geração de energia no Brasil, Vanderlan citou vantagens no investimento em pequenas centrais hidrelétricas (PCH), como a regularização da vazão dos rios e o aumento da arrecadação dos municípios. Ele protestou contra o crescimento da “energia suja” das usinas movidas a gás e óleo diesel e criticou a facilidade do licenciamento para essa modalidade de geradoras no país.

— No Brasil se fala muito em geração de emprego e renda. Se nós tivermos um país com um crescimento de sua dimensão, esses projetos serão aprovados e também realizados. Mas, para isso, nós temos que fazer o dever de casa. Não se pode falar em crescimento sem energia — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)