Plínio Valério quer a diplomacia brasileira mediando a crise venezuelana

Da Redação | 12/03/2019, 17h55

O senador Plinio Valério (PSDB-AM) defendeu nesta terça-feira (12) uma saída diplomática para a crise na Venezuela e condenou aqueles que tentam "apagar o incêndio com gasolina" pensando que estão ajudando. Ele lembrou que o Brasil e Venezuela sempre foram parceiros e é importante que a diplomacia tome a frente na busca da paz, do diálogo e do acerto.

— O impasse na crise da Venezuela, no meu ponto de vista, só se resolverá com competente esforço diplomático. É o que se exigirá do Brasil, que, ao longo da sua história, não apenas desenvolveu uma sequência de mediações bem-sucedidas como as tornou marco na condução de suas relações exteriores.

Depois de relembrar o papel conciliador do Barão de Rio Branco, que definiu as fronteiras brasileiras com negociações bilaterais, o senador relembrou que a era do Patrono do Itamaraty inaugurou a moderna diplomacia brasileira.

— A ideia é que o Brasil seja o mediador não só em cenários de flagrante violência armada, mas também em todas as ocasiões em que haja um conflito entre duas partes que represente uma ameaça à segurança e à paz internacionais, sendo essa participação brasileira sempre solicitada e nunca imposta.

Plínio insistiu em sua posição em defesa do papel da diplomacia brasileira, que pode contribuir para o encaminhamento de um entendimento que equacione a crise venezuelana.

­— O Brasil sempre usou seu poder moderador, seu poder de convencimento, as suas ideias sobre a paz e é isso que tem que ser feito agora, é isso que se pede, é isso que se exige do Brasil — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)