Marcos do Val defende anistia para policiais e agentes penitenciários grevistas

Da Redação | 26/02/2019, 18h29

Em pronunciamento nesta terça-feira, o senador Marcos do Val (PPS-ES) tratou do projeto que concede anistia aos policiais militares do Espírito Santo e do Ceará e aos policiais civis e agentes penitenciários de Minas Gerais, por sua atuação em movimentos grevistas  (PL 395/2019). Os servidores são proibidos por lei de fazer greves, mas, para o parlamentar, deve-se compreender as motivações.

— É preciso entender seus motivos, quando seus salários são rebaixados e a sobrevivência de seus familiares fica ameaçada. Situações de escassez são más conselheiras e podem levar a atos extremos. Não estou aqui sugerindo que se descumpra a lei, da qual me considero um permanente defensor. Estou pedindo para olharmos para o outro lado da questão, que tem inúmeros argumentos em sua defesa.

O senador considera exagerada a expulsão de militares da corporação. Para ele, o pior é deixar essas pessoas desamparadas. Ele falou da preocupação de que esses profissionais se vejam obrigados a entrar para o mundo do crime organizado.

— É preciso refletir sobre isso. O que levou uma instituição de 180 anos, que é a Polícia Militar do Espírito Santo, a fazer tal paralisação? As pessoas precisam conhecer as verdadeiras razões, os motivos que levaram os familiares a realizar essa intervenção. Apelo aos meus colegas para que reflitam e aprovem essa matéria. Tenho certeza de que estaremos fazendo justiça nesse caso e defendendo o interesse da população do meu estado — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)