Paulo Paim quer diálogo para aprimorar reforma da Previdência

Da Redação | 20/02/2019, 21h05

Ao comentar nesta quarta-feira (20) o texto da reforma da Previdência apresentado pelo governo, o senador Paulo Paim (PT-RS) alertou para o risco de perdas para os trabalhadores mais pobres e chamou ao Parlamento a responsabilidade de buscar diálogo com todos os setores para o aperfeiçoamento da proposição.

Paim considera que, do jeito que está, a reforma da Previdência aumenta a insegurança do povo.

— É caminharmos juntos, olhando para o povo lá fora, esse povo que está nos assistindo aqui: como fica a minha vida agora? Vou me aposentar? Não vou me aposentar? Quando poderei me aposentar? Cria-se uma instabilidade enorme — afirmou Paim.

Ele classificou como “agressão” elevar a idade mínima de aposentadoria rural para 60 anos e criticou o aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos: segundo o senador, eles serão obrigados a pagar quase metade do salário em tributos.

A transição para o sistema de capitalização individual, pondo fim gradual ao regime de repartição vigente, também preocupa o senador. Segundo Paulo Paim, o método foi adotado em poucos países e “em nenhum deu certo”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)