Brasil precisa acelerar reforma da Previdência, diz Lasier

Da Redação | 20/02/2019, 16h37

O senador Lasier Martins (Pode-RS) falou em Plenário nesta quarta-feira (20) sobre a “tão esperada reforma da Previdência”, que, segundo ele, promete equilibrar as contas da União e dos estados e, ao mesmo tempo, eliminar distorções e injustiças do sistema atual, que exclui ou não beneficia os mais pobres.

— Porque certamente essa pressa será concluída e reconhecida também por esta Casa, tão logo venha da Câmara dos Deputados. Iremos tratar de um assunto relevantíssimo que está nas ruas, que se comenta em toda a parte e cujas indagações são muitas, porque o conhecimento aprofundado ainda não existe — afirmou.

Ele citou alguns pontos da reforma, mas destacou a definição de uma idade mínima para aposentadoria.

— A proposta que chega é de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens. Para todos os beneficiários, será exigido um tempo de contribuição mínimo de 20 anos. E, ao fim dos períodos de transição, acabará de vez a possibilidade de aposentadorias por tempo de contribuição — declarou Lasier.

O senador lembrou ainda que os casos excepcionais, como dos militares, professores, policiais, precisam ser muito discutidos antes da aprovação final.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)