CRE deve ouvir ministros da Defesa e das Relações Exteriores

Da Redação | 19/02/2019, 11h22

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizará na quinta-feira (21), a partir das 10h, a primeira reunião deliberativa da atual legislatura. Na pauta, dois requerimentos de realização de audiências públicas com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

Como explica o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), nos requerimentos, as audiências com os ministros das duas pastas no início de cada ano legislativo são previstas pelo Regimento Interno do Senado. No caso da audiência com Araújo, o senador lembra que o ano se inicia com imensos desafios à política externa de nosso país. "Vários são os problemas e desafios a serem enfrentados pelo novo ministro", ressaltou Trad.

Já no caso da audiência com o general Fernando Azevedo e Silva, o presidente da CRE destaca que a modernização das Forças Armadas ainda é um enorme desafio. "Com o agravamento da situação econômica atual, faz-se necessário saber quais projetos das forças deverão sofrer contingenciamentos, bem como quais as medidas que o novo ministro pretende adotar para diminuir o impacto das restrições orçamentárias que enfrentam os Ministérios. Os problemas e desafios neste ano que se inicia são inúmeros", apontou.

Em caso de aprovação dos requerimentos para realização das audiências, elas serão agendadas em comum acordo com a assessoria de cada ministro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)