Hélio José defende realização da COP 25 no Brasil

Da Redação | 07/12/2018, 11h33

Ao apoiar agricultura familiar e a importância do desenvolvimento sustentável, o senador Hélio José (Pros-DF) fez um apelo ao presidente eleito Jair Bolsonaro para que o Brasil se mantenha como sede da Conferência do Clima prevista para 2019 (COP 25), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (7), ele lembrou que é o presidente da Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura, cuja missão é lutar pelo progresso do país de forma sustentável.

— Não podemos tolher o desenvolvimento. O que não se pode permitir é o desenvolvimento predatório. Precisamos de um equilíbrio nas ações e também nos debates sobres essas questões — disse.

O senador afirmou ainda que vai à COP 24, que está sendo realizada na Polônia e segue até o próximo dia 14. Para ele, será uma oportunidade de o país mostrar ao mundo que tem o compromisso de desenvolver sua economia em total respeito à preservação ambiental. O objetivo do evento, acrescentou, é definir regras para implantar compromissos firmados no acordo de Paris.

— Por isso, espero que a desistência da COP 25 seja revista. Penso que pagaremos caro por isso num futuro próximo. Espero que o presidente Bolsonaro reveja essa posição. O mundo nos olha agora com desconfiança, num momento em que deveríamos ser vistos como líderes de um processo tão importante de mudança — lamentou.

O representante do Distrito Federal disse ainda não ser refratário ao agronegócio, mas lembrou que o pequeno agricultor é quem mais precisa de apoio.

— A agricultura familiar é a maior provedora de alimentos dos brasileiros — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)