Regina Sousa registra o Dia da Consciência Negra

Da Redação | 20/11/2018, 16h57

A senadora Regina Sousa (PT-PI) registrou nesta terça-feira (20) a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado ontem. Ela disse que a data remonta a 1685, quando bandeirantes a serviço dos portugueses assassinaram o líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Para Regina, os bandeirantes podem ser comparados às forças de segurança oficiais e aos milicianos, que, segundo ela, “reprimem com violência, torturam e matam” os militantes sociais, tal qual foi feito com Zumbi.

A senadora afirmou que a abolição da escravatura não trouxe a liberdade verdadeira, a autonomia econômica e o respeito da sociedade aos negros brasileiros.

— Nunca alcançamos o status de igualdade social e somos vistos com desprezo por causa da imagem preconceituosa que a elite branca brasileira construiu a nosso respeito, elite esta que é dona das escolas, das editoras de livros, inclusive didáticos, dos veículos de comunicação de massa e, direi também, é dona do Estado brasileiro, domina suas estruturas.

Regina ainda pediu que a tramitação de leis e políticas públicas que favoreçam os negros seja mais rápida, dedicando seu discurso à escrava piauiense Esperança Garcia, considerada a primeira advogada negra do país, à vereadora do Rio de Janeiro assassinada Marielle Franco e à ex-deputada federal Francisca Trindade, liderança negra que morreu há 15 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)