Comissão aprova convidados de audiência sobre segurança de barragens

Da Redação | 07/11/2018, 15h05

A comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou  nesta quarta-feira (7) novos convidados para a audiência pública que promoverá em 21 de novembro para avaliar a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Os convidados representarão as Universidades do Estado do Rio Grande do Norte; Federal do Rio Grande do Norte e Federal Rural do Semi-Árido; a Associação Norte Riograndense de Criadores; as Federações da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte.

A presidente da CDR e autora do requerimento, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), citou os dados levantados pela Agência Nacional de Águas (ANA) e publicados no Relatório de Segurança de Barragens, para justificar a importância da discussão sobre o assunto.

Segundo o relatório, 3.691 barragens estão classificadas como de risco e 4.159 no grupo de dano potencial associado. Dessas, 695 barragens estão classificadas simultaneamente em ambas as categorias.

O documento diz ainda que 25 barragens possuem anomalias graves que comprometem a segurança:

— O que significa isso? Significa que a população está correndo perigo. É devastador — disse Fátima Bezerra.

Além disso, a prioridade da comissão, no ano de 2018, disse Fátima Bezerra, é a segurança hídrica do país. “Por isso, avaliar a segurança das barragens é tão importante”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)