Aprovada indicação de Eduardo Botelho Barbosa para a embaixada do Brasil na Sérvia

Da Redação | 31/10/2018, 18h55

Por votos 38 favoráveis, dois votos contrários e uma abstenção, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (31) a indicação do diplomata Eduardo Botelho Barbosa para o cargo de embaixador do Brasil na Sérvia e Montenegro. A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Eduardo Botelho Barbosa desempenhou importantes funções ao longo da carreira. Entre elas, destacam-se as de assessor diplomático da Agência Brasileira de Cooperação (1988); assessor e chefe da Divisão de Pagamentos e Benefícios de Pessoal (1997); cônsul-geral adjunto no Consulado Geral em Toronto (1998); conselheiro e ministro na embaixada em Londres (2001); ministro-conselheiro e encarregado de Negócios na Embaixada em Moscou (2005); assessor especial do ministro da Saúde (2007); e embaixador em Argel (2013).

O diplomata também foi condecorado como Oficial da Ordem Condor de los Andes, da Bolívia, em 1988, e como Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, do Brasil, em 2010. A indicação é relatada pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

Sobre a Sérvia

A República da Sérvia é um país europeu situado nos Bálcãs e na Panônia, cuja capital é Belgrado. Faz fronteira com Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Albânia, Romênia, Bulgária e Hungria. Sua população está estimada em mais de sete milhões de habitantes, e aloca diferentes religiões como o cristianismo (80,5%), agnosticismo (9,7%) e islamismo (7%). O idioma oficial é o sérvio. O país constitui uma república parlamentarista. Atualmente, o país é candidato oficial à adesão à União Europeia (UE).

O Brasil manteve relações historicamente amigáveis com a antiga Iugoslávia, e esse legado de proximidade ainda hoje condiciona o relacionamento com a Sérvia. A diplomacia sérvia recorda com satisfação a cooperação do Brasil com o Movimento Não Alinhado — mesmo na condição de observador — e, sobretudo, o fato de o Brasil jamais ter fechado sua embaixada em Belgrado, mesmo durante os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em 1999. O governo brasileiro reconhece a Sérvia como sucessora legal da extinta União de Estados (união entre as Repúblicas da Sérvia e Montenegro entre 2003-2006). Em 2018, estão sendo celebrados os 80 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Sérvia.

O grupo parlamentar de amizade com a Sérvia foi criado em 2013 e reuniu-se duas vezes, em junho de 2013 e março de 2015, ocasião em que foi reinstalado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Ordem do dia Senadora Ana Amélia Sérvia