Carlos Viana quer ajudar a recuperar as contas de Minas Gerais

Da Redação | 26/10/2018, 10h39

A renegociação da dívida do estado de Minas Gerais é uma das principais bandeiras do senador eleito Carlos Viana (PHS). De acordo com o futuro senador, o estado está em situação financeira crítica e precisa retomar os investimentos, por exemplo, na recuperação da malha viária do estado.

— Eu trago uma responsabilidade com Minas Gerais que é ajudar o estado a refinanciar a dívida e colocar as contas em dia. Nós temos os professores, professoras e policiais recebendo de forma parcelada e sem data certa. A situação financeira do estado é crítica. Um dos primeiros passos, portanto, será colaborar com o novo governador para que Minas Gerais possa refinanciar essa dívida e retomar os investimentos.

De acordo com Carlos Viana, os investimentos são necessários nas rodovias, já que o estado tem a maior malha viária do Brasil. Ele também afirmou ter projetos para minorar a crise hídrica, já que 260 municípios têm risco de seca absoluta e em algumas cidades os moradores passam dias sem água. Ele também afirmou que pretende discutir a questão do meio ambiente, especialmente a luta pela revitalização do Rio São Francisco.

Na educação, o futuro senador, que veio de escola pública, diz que é preciso discutir a evasão escolar e a aplicação da oferta de ensino público e gratuito. Para ele, esse tema não foi debatido em profundidade na campanha eleitoral.

— Nós temos 40% dos adolescentes brasileiros que abandonam a escola aos 16 anos. Esses alunos e alunas ignorados pelo estado são condenados ao subemprego, à sub-renda, à violência. Muitos são presos ou aparecem mortos num país que sangra a juventude. Eu quero dar uma contribuição muito grande para a gente possa ampliar a educação pública e gratuita em nosso país — afirmou Viana, que é jornalista e atuou 23 anos na área.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)