Conheça os candidatos ao Senado por Pernambuco

Da Redação | 02/10/2018, 19h54

PERNAMBUCO - PE

Adriana Rocha (Rede)

1º suplente: Elnatam Barros de Lima (Rede)
2º suplente: Mirtes Celestino (Rede)

Adriana Rocha de Holanda Coutinho, 49 anos, é natural de João Pessoa (PB) e advogada. Preside a Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também é vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB. Foi professora universitária e é especializada em direito constitucional.

Albanise (Psol)

1º suplente: Jacira Galvão (Psol)
2º suplente: Nádia Gomes (Psol)

Albanise Pires Ferreira de Azevedo, 51 anos, é natural de Recife (PE) e servidora pública federal. É analista do Ministério Público da União. Participou da diretoria do Sindicato Nacional dos servidores do órgão (SindMPU). Foi candidata ao Senado em 2014, quando obteve 27 mil votos e ficou em 3º lugar entre 5 candidatos.

Bruno Araújo (PSDB)

1º suplente: Guilherme Coelho (PSDB)
2º suplente: Betinha Nascimento (PSDB)

Bruno Cavalcanti de Araújo, 46 anos, é natural de Recife (PE) e deputado federal. Foi deputado estadual por dois mandatos (1999-2007) e nesse período foi vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Elegeu-se deputado federal em 2006 e cumpre o terceiro mandato consecutivo. Na Câmara, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e líder da minoria. Comandou o Ministério das Cidades entre 2016 e 2017. É formado em direito.

Eugênia (Psol)

1º suplente: Kátia Cunha (Psol)
2º suplente: Hortênsia (Psol)

Maria Eugênia Wanderley Lima, 35 anos, é natural de Recife (PE). Formada em direito, foi presidente do diretório acadêmico do curso na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Participou da articulação nacional dos Comitês Populares da Copa, grupos que protestaram contra remoções de moradores para obras da Copa do Mundo de 2014. Foi candidata a vereadora em Olinda (PE) em 2016, mas não se elegeu.

Helio Cabral (PSTU)

1º suplente: Professor Mariano (PSTU)
2º suplente: Lourdes Florentino (PSTU)

Helio Cabral Lima, 58 anos, é natural de Belém de São Francisco (PE) e professor universitário. É doutor em agronomia e leciona na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi presidente da associação dos professores da instituição (Aduferpe) e também participou da diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Foi candidato ao Senado em 2006 e 2010, mas não se elegeu.

Humberto Costa (PT)

1º suplente: Waldemar Oliveira (PR)
2º suplente: Givânia (PT)

Humberto Costa tem 61 anos e concorre ao seu segundo mandato consecutivo de senador. Formado em medicina e em jornalismo, foi vereador do Recife, deputado estadual e federal. Entre 2007 e 2010, assumiu a Secretaria das Cidades de Pernambuco. Ainda em 2010, concorreu ao Senado, quando foi eleito com mais de 3 milhões de votos, tornando-se o primeiro petista a representar o estado no Senado. Humberto Costa foi também ministro da Saúde no governo Lula e um dos mais atuantes opositores ao processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Jarbas Vasconcelos (MDB)

1º suplente: Fernando Dueire (MDB)

2º suplente: Adilson Gomes (PSB)

Natural de Vicência (PE), Jarbas Vasconcelos, 76 anos, concorre ao seu segundo mandato de senador. Advogado, foi deputado estadual (de 1971 a 1974) e deputado federal por três vezes. Elegeu-se prefeito do Recife por dois mandatos e governou Pernambuco de 1999 a 2006, ano em que foi eleito para o Senado. Em 2015, elegeu-se deputado federal mais uma vez, cargo que ocupa atualmente. Parlamentar de postura independente, em 2017 foi favorável à abertura de investigação contra o presidente Michel Temer. Um ano antes, votara pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Lidia Brunes (Pros)

1º suplente: Ivete da Silva (PDT)
2º suplente: Mana (Pros)

Lidia Brunes Silva de Souza, 38 anos, é natural de Recife (PE) e militante social. Ela é coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Também fez parte da coordenação da União Nacional por Moradia Popular (UNMP).

Mendonça Filho (DEM)

1º suplente: Jorge Corte Real (PTB)
2º suplente: Coronel José Alves (PRTB)

José Mendonça Bezerra Filho é natural de Recife e tem 52 anos. Em 1986, aos 20 anos, foi o deputado estadual mais novo eleito no Brasil, sendo reeleito quatro anos depois. Foi governador (2006), vice-governador (1999, 2003) e secretário da Agricultura de Pernambuco (1991). Está no terceiro mandato de deputado federal (1995, 2011, 2015). Também foi ministro da Educação do governo de Michel Temer. É formado em administração de empresas.

Pastor Jairinho (Rede)

1º suplente: Getúlio Cardoso (Rede)
2º suplente: Alessandra Saraiva (Rede)

Jairo Lima da Silva, 42 anos, é natural de Paulista (PE) e pastor evangélico. Atua na igreja pentecostal Assembleia de Deus. Também é cantor e compositor de música gospel, além de palestrante motivacional.

Silvio Costa (Avante)

1º suplente: Carminha Queiroz (PDT)
2º suplente: Ruy Coutinho (Pros)

Silvio Serafim Costa tem 61 anos e é natural de Rio Formoso (PE). Professor, atualmente exerce seu terceiro mandato como deputado federal. Foi vereador do Recife no período de 1992 a 2002 e deputado estadual de 2002 a 2006.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)