Conheça os candidatos ao Senado por Alagoas

Da Redação | 02/10/2018, 19h50

ALAGOAS - AL

Benedito de Lira (PP)

1º suplente: Lúcia Teófilo (PSDB)
2º suplente: Luiz Gustavo da Silva Lima

Com 76 anos, Benedito de Lira nasceu em Junqueiro (AL). Formado em Direito, foi eleito pela primeira vez para um cargo legislativo em 1966, pela Arena, na sua cidade natal. Também foi vereador em Maceió por dois mandatos consecutivos, de 1972 a 1982. Em seguida, cumpriu três mandatos na Assembleia Legislativa e outros dois na Câmara dos Deputados, até 2011, quando foi eleito senador. Agora busca a reeleição.

Flávia Mello (PCO)

1º suplente: Nil Andrade (PCO)
2º suplente: Kátia Cavalcante (PCO)

Nascida em Macieó, Flavia Pires de Mello tem 57 anos. Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi servidora concursada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Filiada ao PCO desde 2009, é a primeira vez que Flávia Mello se candidata a um cargo público.

Flavio Moreno (PSL)

1º suplente: Sarita (PSL)
2º suplente:  Marcos Perciano (PSL)

Flavio Antonio Moreno da Silva, 43 anos, é natural do Rio de Janeiro e policial federal. Trabalhou como agente socioeducativo na antiga Febem do Rio de Janeiro e participou da fundação do sindicato da categoria, do qual foi o primeiro presidente. Ingressou na Polícia Federal em 2008 e é presidente do Sindicato do Policiais Federais do Estado de Alagoas (Sinpofal).

Mauricio Quintella (PR)

1º suplente: Luiz Romero Farias (PR)
2º suplente: Gilvânia Barros (MDB)


Nascido em Maceió, Maurício Quintella Malta Lessa tem 47 anos e está em seu quarto mandato de deputado federal. Foi ministro dos Transportes entre 2016 e 2018. Advogado, Quintella começou a carreira política em 1996, como vereador da capital alagoana, cargo que ocupou por dois mandatos. Também foi secretário municipal de Educação.

Osvaldo Maciel (PCB)

1º suplente: Inaldo Valoes (PCB)
2º suplente: Antonio Ugá (Psol)

Osvaldo Batista Acioly Maciel, 46 anos, nasceu em Maceió, e é professor universitário. É doutor em História e leciona na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi diretor da editora da instituição.

Prof. Cicero Albuquerque (Psol)

1º suplente: Felipe Cavalcante (Psol)
2º suplente: Neneza Domingos (Psol)

Cicero Ferreira Albuquerque, 52 anos, é natural de Atalaia (AL) e professor universitário. É doutor em Ciências Sociais e leciona Serviço Social na unidade de Palmeira dos Índios (AL) da Universidade Federal de Alagoas. Foi responsável pela implementação do Centro de Inclusão Digital da instituição.

Renan Calheiros (MDB)

1º suplente: Rafael Tenório (MDB)
2º suplente: Silvana Barbosa (PRTB)


 

Nascido em Murici (AL) há 63 anos, José Renan Vasconcelos Calheiros iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Elegeu-se deputado estadual pelo MDB. Elegeu-se deputado federal por duas vezes nos anos 80 e participou da Constituinte. Em 1989 Renan filiou-se ao PRN, em apoio à candidatura presidencial de Fernando Collor. Foi ministro da Justiça durante o governo FHC. Foi eleito senador pela primeira vez em 1994. Já foi quatro vezes presidente do Senado.

Rodrigo Cunha (PSDB)

1º suplente: Eudócia Caldas (PSDB)
2º suplente: Henrique Arruda (Pros)

Rodrigo Cunha é formado em Direito e pós-graduado em gestão de projetos e direito do consumidor. Tem 37 anos. É filho da ex-deputada Ceci Cunha e de Juvenal Cunha, assassinados após a diplomação do segundo mandato. O episódio ficou conhecido como "Chacina da Gruta”. Foi superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Foi eleito o deputado estadual em 2014, cargo que exerce atualmente.

Sérgio Cabral (Patri)

1º suplente: João Barbosa (Patri)
2º suplente: Luana Borges (PSL)

Sergio Cabral Barbosa, 64 anos, nasceu em Maceió. Foi candidato a vereador na capital alagoana em 2004, a prefeito em 2012 e a deputado federal em 2014, mas não se elegeu em nenhuma das ocasiões. Formado em Tecnologia da Informação, é líder sindical há 24 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)