Conheça os candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte

Da Redação | 02/10/2018, 19h55

RIO GRANDE DO NORTE - RN

Alexandre Motta (PT)

1º suplente: Jana Sá (PC do B)
2º suplente: Jailson Morais (PT)

Natural de Natal, Alexandre Motta Câmara, 54 anos, é médico especializado em infectologia. Foi militante do movimento estudantil e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ana Celia (PSTU)

1º suplente: Cherlinton Saraiva (PSTU)
2º suplente: Nazareno Godeiro (PSTU)

Ana Celia Siqueira Ferreira, 52 anos, é natural de Ceará-Mirim (RN). Militante do movimento negro, é professora da rede pública estadual e foi diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte.

Capitão Styvenson (Rede)

1º suplente: Alisson Taveira (Rede)
2º suplente: Coronel Margarida (Rede)

 

Aos 41 anos, Eann Styvenson Valentim concorre pela primeira vez a um cargo público eletivo. Nascido em Rio Branco (AC), tornou-se conhecido no Rio Grande do Norte a partir de 2014, quando, na condição de tenente da Polícia Militar, coordenou as blitze da Lei Seca no estado.

Dr. Joanilson (DC)

1º suplente: Douglas Azevedo (Patriota)
2º suplente: Prof. Josué Moreira (DC)

Joanilson de Paula Rego, 81 anos, é natural de Florânia (RN) e advogado. Foi presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também atuou como procurador de Justiça.

Dra. Zenaide Maia (PHS)

1º suplente: Junior Souto (PT)
2º suplente: Pastor Manoel Roberto (PHS)

 

A médica Zenaide Maia Pereira dos Santos é deputada federal. Antes de eleger-se deputada, foi secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante (RN) por duas ocasiões. Nascida em Brejo da Cruz (PB), tem 63 anos.

Garibaldi Filho (MDB)

1º suplente: Marcelo Queiroz (PDT)
2º suplente: Dr. Bernardo (PP)

 

Atual senador (eleito em 1990, 2002 e em 2010), Garibaldi Alves Filho concorre ao quarto mandato no Senado. Em 1994,  renunciou ao mandato de senador após vencer a eleição para o governo do estado. Foi reeleito governador em 1998. Presidiu o Senado (2007-2009), foi ministro da Previdência Social (2011-2014) e prefeito de Natal (1986-1989). É formado em direito e também atuou como jornalista.

Geraldo Melo (PSDB)

1º suplente: Ezequiel Ferreira (PSDB)
2º suplente: Haroldo Azevedo (PSDB)

 

Senador entre 1995 e 2003, Geraldo Ferreira de Melo foi vice-presidente da Casa e também governador e vice-governador do Rio Grande do Norte, além de secretário estadual. Empresário e pecuarista, nasceu em 1935 em Campo Grande (RN).
Jácome (Pode)
1º suplente: Joelmo (Pode)
2º suplente: Alda Leda Taveira (Pode)

Formado em medicina, Antônio Jácome de Lima Júnior, 56 anos, é natural de Souza (PB) e deputado federal. Foi vereador em Natal (1989-1991) e deputado estadual por 4 mandatos. Em 2002 elegeu-se vice-governador do Rio Grande do Norte. Foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2014.

João Morais (PSTU)

1º suplente: Rejane Rodrigues (PSTU)
2º suplente: Edineide Paiva (PSTU)

João Morais Pereira, 53 anos, é natural de Natal (RN) e servidor público estadual, atuando na saúde pública. É diretor do Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte em Mossoró (RN).

Jurandir Marinho (PRTB)

1º suplente: Francisca Souza (PRTB)
2º suplente: Antonio Lopes (PRTB)

Nascido em Canguaretama (RN) em 1957, Jurandir Freire Marinho foi prefeito duas vezes da cidade (1997-2004). É advogado tributarista, com pós-graduação em direito público, administrativo e tributário.

Levi Costa (PRTB)

1º suplente: Weldons Pereira (PRTB)
2º suplente: Geracina (PRTB)

Levi Ferreira da Costa, 45 anos, é natural de Natal (RN) e pastor evangélico. É fundador e líder da igreja Centro Apostólico Reina, que tem sede em São Gonçalo do Amarante (RN).

Magnólia (SD)

1º suplente: Ricardo Caxangá (SD)
2º suplente: Rivaldo Fernandes (PV)

Maria Magnólia Sousa Figueiredo, 54 anos, é natural de Natal (RN) e servidora da Secretaria de Educação do estado. Fez carreira no atletismo, tendo conquistado o bicampeonato sul-americano nas provas de 400 e 800 metros rasos. Também disputou duas Olimpíadas, dois Pan-Americanos e quatro campeonatos mundiais.

Napoleão (Rede)

1º suplente: Maciel (Rede)
2º suplente: Cibelle Marques (Rede)

João Maria Napoleão de Medeiros, 50 anos, é natural de Natal (RN) e guarda municipal. Integra a diretoria do sindicato da sua corporação, atuando na área de formação política. Já foi professor da rede pública estadual.

Professor Lailson (Psol)

1º suplente: Gerlane Melo (Psol)
2º suplente: Irmão Walmir (Psol)

Lailson de Almeida, 68 anos, é natural de Natal (RN) e professor universitário aposentado. Formado em ciências sociais, lecionou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Também trabalhou nas redes públicas estadual e municipal.

Telma Gurgel (Psol)

1º suplente: Santino Arruda (Psol)
2º suplente: Prof. Tita Holanda (Psol)

Telma Gurgel da Silva, 54 anos, é natural de Mossoró (RN) e professora universitária. Foi vereadora de sua cidade  entre 1993 e 1996. Formada em serviço social, leciona na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e é militante feminista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)