Conheça os candidatos ao Senado pelo Pará

Da Redação | 02/10/2018, 20h15

PARÁ - PA

Benedita do Amaral (PSTU)

1º suplente: Silvio Ribeiro (PSTU)
2º suplente: Galeno (PSTU)

Benedita Duarte do Amaral, 64 anos, é natural de Belém (PA). Professora da rede municipal há 28 anos, é coordenadora distrital do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp). É servidora aposentada pela rede estadual de ensino, onde atuou por 38 anos.

Bogo (PRP)

1º suplente: Fabio Maia (PRP)
2º suplente: Keilon Coelho (PRP)

Elleri Bogo, 36 anos, é natural de Quilombo (SC). Empresário, contador e pastor, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Também é credenciado como instrutor pela ONU na área de empreendedorismo. Bogo é membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará. Também é pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Belém. Disputa pela primeira vez um cargo público.

Coronel Osmar Nascimento (PDT)

1º suplente:
2º suplente:

Osmar da Silva Nascimento, 53 anos, é natural de Ceres (GO). Chegou no Pará em 1976, onde formou-se em Engenharia, ingressando depois na carreira militar. Em 1991, deixou o Exército para ingressar na Polícia Militar, chegando ao posto de coronel. Possui mais de 30 anos de serviço público, sendo os últimos 5 à frente da Secretaria de Saneamento de Ananindeua. É candidato pela primeira vez.

Flexa Ribeiro (PSDB)

1º suplente: Dirceu (PSDB)
2º suplente: Raimundo (PSDB)

Fernando de Souza Flexa Ribeiro nasceu em Belém, em 1945. Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará, foi professor na mesma universidade de 1969 a 1987. Em 1990, foi eleito presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e assumiu a presidência da Federação das Indústrias, ambos do Pará. Em 2002, obteve a primeira suplência com a eleição de Duciomar Costa para o Senado, assumindo em 11 de janeiro de 2005 a vaga deixada pelo titular. Se reelegeu senador em 2010. Como congressista, presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, a Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Hidrelétrica de Belo Monte e a Frente Parlamentar Brasil-China. Também atuou como ouvidor-geral do Senado. Nesta legislatura no Senado, é membro titular de quatro Comissões, vice-presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) e 1º vice-presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Jader Barbalho (MDB)

1º suplente: Helenilson Pontes (PSD)
2º suplente: Chamon (MDB)

Jader Fontenelle Barbalho nasceu em Belém, no estado do Pará, no dia 27 de outubro de 1944. É formado em Direito. Já foi vereador pelo MDB. Em 1971, elegeu-se deputado estadual. Exerceu dois mandatos como deputado federal, até que em 1982 foi eleito governador do estado do Pará. Foi Ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário em 1987 e, em 1988, assumiu o Ministério da Previdência e Assistência Social. Em 1991, é eleito novamente governador pelo estado e em 1995, elege-se senador, tendo atuado como líder da bancada do PMDB e eleito presidente do Congresso Nacional, em fevereiro de 2001. Cumpriu mandatos de deputado federal em 2002 e 2006. Atualmente, é senador pelo MDB e tenta a reeleição. É membro titular da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) e suplente na Comissão de Serviços de Infraestrutura e no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Jarbas Vasconcelos (PV)

1º suplente: Paracampo (PV)
2º suplente: Savanas (PV)

Jarbas Vasconcelos do Carmo, 51 anos, é natural de Santarém (PA). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará. É advogado trabalhista. Atualmente, Jarbas é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e preside a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Foi eleito presidente da Ordem em 2010 e reeleito em 2012.

Prado Sá (PSB)

1º suplente: Ednaldo Tembé (PSB)

Mario David Prado Sá, 61 anos, é natural de Itaituba (PA). Formado em Direitos, já assumiu suplência da Câmara dos Deputados em 2014. Concorre ao Senado pela primeira vez.

Professor Gerson Dourao (PCdoB)

1º suplente: Maria Irene (PCdoB)
2º suplente: Catarina Katia (PCdoB)

Gerson Dourao da Costa, 40 anos, é natural de Moju (PA). Formado em Pedagogia e Matemática pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), tem especialização em Educação no Campo pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente é vereador e é a primeira vez que Gerson se candidata ao Senado.

Sidney Rosa (PSB)

1º suplente: Junior de Citropar (PSB)
2º suplente: Luis Mendes (PSB)

Sidney Jorge Rosa, 62 anos,é natural de Santa Tereza (ES). Administrador e produtor rural, atualmente cumpre seu segundo mandato como deputado estadual. Sidney já foi prefeito de Paragominas por duas gestões (1997-2004) e Secretário Especial de Estado, na pasta de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção. Também compõe, entre outras, as duas comissões do parlamento estadual: a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Fiscalização Financeira e Orçamentária CFFO), como vice-presidente.

Ursula Vidal  (Psol)

1º suplente: Araceli (Psol)
2º suplente: Rosa de Oliveira (Psol)

Ursula Vidal Santiago de Mendonça, 46 anos, é natural de Recife (PE). Jornalista, cineasta e ativista política, desde 1987. Estreou como locutora de rádio aos 15 anos. Em mais de três décadas de carreira, trabalhou em diversos veículos de rádio e TV do Pará e do Rio de Janeiro. Entre 2014 e 2016, produziu e dirigiu o documentário "Catadores de Sonhos" sobre a luta dos trabalhadores do Lixão do Aurá em Ananindeua (PA). Sua trajetória política se iniciou em 2014 com a candidatura a deputada estadual. Em 2016, concorreu à prefeitura de Belém, ambas sem êxito.

Wlad (SD)

1º suplente: Nega Lucimar (SD)
2º suplente: Angêlo Raiol (SD)

Wladimir Afonso da Costa Rabelo, 54 anos, é natural de Belém (PA). É empresário, cantor, compositor, apresentador de TV, político e radialista brasileiro atualmente filiado ao Solidariedade. Cumpre mandato de deputado federal pelo Pará e concorre ao Senado pela primeira vez.

Xaropinho do Povo (PPL)

1º suplente: Leny Campelo (PPL)
2º suplente: Astrolabio Santos (PPL)

Iromarto Lauriano Sobral Cardoso, 51 anos, é natural de Santarém (PA). O candidato é jornalista, blogueiro e publicitário há 30 anos. Ele passou por diversos veículos de comunicação do Estado do Pará. Cardoso participa da sua primeira eleição como candidato.

Zé Geraldo (PT)

1º suplente: Rai Moraes (PT)
2º suplente: Aparecida Igreja (PT)

José Geraldo Torres da Silva nasceu na cidade de São Gabriel, no estado do Espírito Santo, no dia 21 de dezembro de 1961. Estudou no Colégio Ginásio Valeriene, não chegando, porém, a completar o Ensino Médio. Dedicou-se posteriormente à agricultura. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1986. Foi secretário do Diretório Municipal de Medicilândia (PA) e secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Medicilândia. No ano de 1994, foi eleito de deputado estadual pelo Pará, pelo PT, reelegendo-se para o cargo nas eleições de outubro de 1998. Ainda pela legenda do PT, Zé Geraldo foi eleito para o cargo de deputado federal nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014. Na Câmara dos Deputados, atualmente, é membro titular da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Zequinha Marinho (PSC)

1º suplente: Arlindo Siva (PSC)
2º suplente: Marinho Cunha (Avante)

José da Cruz Marinho nasceu no município de Araguacema, antigo Estado de Goiás, hoje estado do Tocantins, no dia 18 de setembro de 1959.Trabalha como educador, sendo formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Também é Bacharel em Teologia pela Universidade João Calvino e técnico em contabilidade e pós-graduado em Administração Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Iniciou a sua vida política em 1992, como candidato a prefeito de Conceição do Araguaia, no Estado do Pará. Em 1994, foi eleito deputado estadual, com 7.965 votos, levando o candidato à primeira suplência pela Coligação União pelo Pará e, posteriormente, à efetivação no cargo parlamentar em 1997. Em 1998, foi reeleito para o mesmo cargo e, no ano de 2002, eleito deputado federal pelo estado do Pará. Em 2006 e 2010 foi reeleito para o mesmo cargo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: