Conheça os candidatos ao Senado pelo Maranhão

Da Redação | 02/10/2018, 19h52

MARANHÃO - MA

Alexandre Almeida (PSDB)

1º suplente: Jorge Arturo (PHS)
2º suplente: Miriam Ribeiro (PSDB)

Alexandre Vicente de Paula Almeida, 35 anos, nasceu em Brasília. Hoje deputado estadual, foi vereador em Timon (MA) entre 2005 e 2009. Está no segundo mandato como deputado estadual (2011-2019). É formado em direito.

Edison Lobão (MDB)

1º suplente: Lobão Filho (MDB)
2º suplente: Antônio Leite (MDB)

 

Atualmente senador, Edison Lobão concorre a seu quinto mandato ao Senado. Ele venceu os pleitos de 1986, 1994, 2002 e 2010. Foi vice-presidente da Casa  e da Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) duas vezes. Jornalista, advogado e empresário, nasceu em Mirador (MA) e tem 81 anos. Também foi deputado federal, governador do Maranhão (1991-1995) e ministro de Minas e Energia (2008-2010 e 2011-2015).

Eliziane Gama (PPS)

1º suplente: Pedro Fernandes (PTB)
2º suplente: Dr. Bene Camacho (PTB)

A deputada federal Eliziane Pereira Gama Melo, 41 anos, é natural de Monção (MA). Antes de chegar à Câmara dos Deputados, foi deputada estadual por dois mandatos (2007-2015). Na assembleia legislativa do estado, presidiu uma CPI de combate à pedofilia.

Iêgo Brunno (PCB)

1º suplente: Joab Lobato (PCB)
2º suplente: Zé JK (PCB)

Iêgo Brunno Costa Castro, 35 anos, nasceu em São Luís. É servidor público estadual no Tribunal de Justiça do Maranhão e participa do Movimento Escoteiro.

Preta Lu (PSTU)

1º suplente: Wilson Leite (PSTU)
2º suplente: Beto Belo (PSTU)

Luciana Costa Correa, 37 anos, é cantora de rap e hip hop e militante do movimento quilombola. Natural de São Luís, foi candidata a vereadora da cidade em 2016, mas não se elegeu.

Samoel de Itapecuru (PSL)

1º suplente: Elias Marçal (PSL)
2º suplente: João do Gigantão (PRTB)

Samoel Campelo, 43 anos, é natural de São Luís e empresário. Trabalha nos setores de vendas e transportes e é ligado à igreja pentecostal Assembleia de Deus. Foi vereador em Itapecuru-Mirim (MA) por dois mandatos (2005-2013).

Sarney Filho (PV)

1º suplente: Clovis Fecury (PSD)
2º suplente: João Manoel (MDB)

 

 

Nascido em São Luiz, José Sarney Filho tem 61 anos. Deputado federal por nove mandatos consecutivos, desde 1982, ele participou da Assembleia Nacional Constituinte e atuou na elaboração dos dispositivos relativos ao meio ambiente. Foi ministro do Meio Ambiente duas vezes: entre 1999 e 2002 e entre 2016 e 2018. É filho do ex-senador José Sarney e irmão da ex-senadora Roseana Sarney.

Saulo Arcangeli (PSTU)

1º suplente: Ester Durans (PSTU)
2º suplente: Irisnete Galeno (PSTU)

O professor universitário Saulo Costa Arcangeli, 46 anos, nasceu em São Luís. Formado em ciências da computação, também trabalha no Ministério Público da União e participa da direção regional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

Saulo Pinto (Psol)

1º suplente: Kepler Ribeiro (Psol)
2º suplente: Rosário Professora (Psol)

Formado em economia, Saulo Pinto Silva nasceu em São Luís há 36 anos. É professor universitário e integra a diretoria da associação de professores da Universidade Federal do Maranhão, ligada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Weverton (PDT)

1º suplente: Roberth Bringel (DEM)
2º suplente: Suely Pereira (PSB)

Weverton Rocha Marques de Sousa, 38 anos, nasceu em Imperatriz (MA) e é deputado federal. Está no segundo mandato na Câmara. Também foi secretário estadual de Esporte e Juventude e assessor na prefeitura de São Luís e no Ministério do Trabalho. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Zé Reinaldo (PSDB)

1º suplente: Lucyana Genesio (PHS)
2º suplente: Marcio Endles (Pode)

 

Atualmente deputado federal, José Reinaldo Carneiro Tavares foi governador do Maranhão (2002-2006) e ministro dos Transportes (1986-1990) no governo José Sarney. Formado em engenharia, chefiou a Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Estradas de Rodagem do estado. Também atuou no Distrito Federal, onde foi superintendente da Novacap.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)