Conheça os candidatos ao Senado pelo Ceará

Da Redação | 02/10/2018, 19h56

CEARÁ - CE

Alexandre Barroso (PCO)

1º suplente: Ronald Medeiros (PCO)
2º suplente: Patrícia Braga (PCO)

Nascido em Fortaleza, Alexandre Barroso da Silveira tem 41 anos. Trabalha como agente de saúde e sanitarista. Chegou a ter sua candidatura indeferida, mas concorre em razão de recurso apresentado pelo Partido da Causa Operária.

Anna Karina (Psol)

1º suplente: Ana Vládia (Psol)
2º suplente: Nericilda Rocha (Psol)

Anna Karina Cavalcante de Oliveira, 44 anos, é natural de Baturité (CE) e professora. É militante feminista e do movimento sindical do magistério. Foi diretora do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Formada em História, leciona na rede pública do estado.

Cid Gomes (PDT)

1º suplente: Prisco Bezerra (PDT)
2º suplente: Júlio Ventura (PDT)

Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral (CE) em 1963. É engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos (1991 e 1995). Foi eleito prefeito de Sobral em 1996, tendo sido reeleito em 2000. Em 2006 foi eleito governador do Ceará, sendo reeleito em 2010. Irmão do candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, Cid foi ministro da Educação em 2015.

Dra. Mayra (PSDB)

1º suplente: Rosenberg Freitas (PSDB)

2º suplente: José Nilson (PSDB)

Mayra Isabel Correia Pinheiro, 51 anos, é natural de Fortaleza (CE) e médica. Foi presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará entre 2015 e 2018. Especializada em neonatologia (o cuidado de recém-nascidos), é professora do Centro Universitário Christus, onde coordena o internato em pediatria, e trabalha na rede pública municipal.

Dr. Márcio Pinheiro (PSL)

1º suplente: Albino Oliveira (PSL)
2º suplente: Inspetor Alberto (PSL)

Márcio Antônio Almeida Pinheiro, 41 anos, é natural de Orós (CE) e médico obstetra. Foi membro da diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará. Concorre pela primeira vez.

Eduardo Girão (Pros)

1º suplente: Sargento Reginauro (Pros)
2º suplente: Dr. Guimarães (Pros)

Luís Eduardo Grangeiro Girão nasceu em Fortaleza em tem 46 anos. Empresário do setor de segurança e de hotelaria, com negócios em vários estados, Girão também se dedica à filantropia, por meio de instituições espíritas. Sua candidatura ao Senado foi deferida por meio de recurso apresentado por seu partido junto à Justiça Eleitoral.

Eunício Oliveira (MDB)

1º suplente: Gaudêncio Lucena (MDB)
2º suplente: Edmilson Bastos (PSD)

Eunício Lopes de Oliveira nasceu em Lavras da Mangabeira (CE). Tem 66 anos e é formado em Administração de Empresas e Ciências Políticas. Empresário, entrou na vida pública em 1998, tornando-se presidente do PMDB no Ceará. Elegeu-se deputado federal três vezes, entre 1998, 2002 e 2006. Foi ministro das Comunicações no governo Lula, entre 2004 e 2005. Em 2011 foi eleito para o Senado. É o presidente da Casa desde o início de 2017.

João Saraiva (Rede)

1º suplente: Paulo Roberto Neves Pereira (Rede)
2º suplente: Professor Pedro Jorge (Rede)

João Francisco Saraiva Menezes, 62 anos, é natural de Fortaleza (CE) e servidor público municipal. É militante do movimento ambientalista. Foi professor de Gestão Ambiental na Universidade de Fortaleza (Unifor) e trabalha na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da capital cearense. Foi candidato a prefeito de Fortaleza em 1996, mas não se elegeu.

Pastor Pedro Ribeiro (PSL)

1º suplente: Fátima Ribeiro (PSL)
2º suplente: Dr. Wilson Matos (PSL)


Nascido na cidade de Pacajus (CE), Pedro Ribeiro Filho tem 72 anos e é pastor e radialista. Foi deputado federal entre 2003 e 2007 pelo PR. Na eleição seguinte, terminou como suplente, e acabou por assumir o mandato de deputado entre 2008 e 2011. Concorre ao Senado pelo PSL, que apresentou um recurso junto à Justiça Eleitoral para garantir sua candidatura.

Pastor Simões (Psol)

1º suplente: Alexandre Uchoa (Psol)
2º suplente: Chiquinho do Tururu (Psol)

Jamieson Rodrigues Simões, 42 anos, é natural de Belém (PA) e pastor presbiteriano. É militante pelos direitos de crianças e adolescente e integrou o Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e é consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Robert Burns (PTC)

1º suplente: Nonatinho (PTC)
2º suplente: Raimunda Gomes Silva Caetano (PTC)

Robert Burns Moreira de Oliveira nasceu em Juazeiro do Norte (CE). Tem 51 anos e completou o ensino médio. Candidatou-se anteriormente a vereador de Fortaleza, tendo obtido apenas a suplência por duas vezes. Desta vez disputando o Senado, Burns teve sua candidatura indeferida, mas seu partido entrou com recurso junto à Justiça Eleitoral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)