Conheça os candidatos a senador por São Paulo

Da Redação | 02/10/2018, 20h14

SÃO PAULO - SP

Antonio Neto (PDT)

1º suplente: Augusta Raeffray (PDT)
2º suplente: não identificado

Antonio Fernandes dos Santos Neto, 65 anos, é natural de Sorocaba (SP) e analista de sistemas. É presidente do sindicato estadual da sua categoria (Sindpd-SP) e também da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), além de ter presidido a Federação Sindical Mundial (FSM). Foi candidato ao Senado em 2006 como 1º suplente na chapa de Alda Marco Antônio (MDB), que ficou na 3º colocação entre 15 postulantes.

Cidinha (MDB)

1º suplente: Rodrigo Mandaliti (MDB)
2º suplente: Maria Rita (MDB)

Maria Aparecida Pinto tem 61 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Cidinha foi candidata a deputada estadual em 2014 e não foi eleita. Atualmente, ocupa o posto de Presidente do MDB Afro de São Paulo. É formada em psicologia e pós-graduada em História da África e do negro no Brasil. Além de promover o movimento negro, participa de ações sobre gênero e foi membro de comissões em movimentos sindicais.

Diogo da Luz (Novo)

1º suplente: Rodrigo Fonseca (Novo)
2º suplente: Daniel Koetz (Novo)

Diogo Ribeiro da Luz, 61 anos, é natural de São Paulo (SP) e piloto de aviação comercial. Também é produtor rural e empreendedor, criador de uma marca de café. Foi candidato a vereador em São Paulo em 2016, mas não se elegeu.

Dra. Eliana Ferreira (PSTU)

1º suplente: Veruska Tenório (PSTU)
2º suplente: Sérgio Koei (PSTU)

Eliana Lúcia Ferreira, 50 anos, é natural de São Bernardo do Campo (SP) e advogada. Trabalha junto a entidades sindicais e é coordenadora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP) e do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud). Foi duas vezes candidata à prefeitura de sua cidade natal (2000 e 2004), além de candidata a vereadora, mas não se elegeu.

Eduardo Suplicy  (PT)

1º suplente: Chicão (PCdoB)
2º suplente: Silvana Donatti (PT)

Eduardo Matarazzo Suplicy é natural de São Paulo e tem 77 anos. Foi deputado estadual, federal e no Senado exerceu três mandatos consecutivos – de 1991 a 2015. Após deixar o Senado, foi eleito vereador pelo município de São Paulo. É economista, professor universitário e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Suplicy é autor da lei que institui a renda básica de cidadania, que garante a todo brasileiro, independentemente da condição socioeconômica, uma renda anual (Lei 10.835, de 2004).

Educador Daniel Cara (Psol)

1º suplente: Professora Luciene Cavalcante (Psol)
2º suplente: Paulo Spina (Psol)

Daniel Tojeira Cara, 40 anos, é natural de São Paulo e cientista político. É coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integra o conselho universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É formado em ciências sociais e foi presidente do centro acadêmico do curso na Universidade de São Paulo (USP).

Jair Andreoni (PRTB)

1º suplente: Alfredo Farina Júnior (PRTB)
2º suplente: vago

Jair Andreoni tem 68 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Advogado, casado, é candidato pelo PRTB na coligação São Paulo Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, formada por PRTB e PSL.

Jilmar Tatto (PT)

1º suplente: Profª Marilandia Frazão (PT)
2º suplente: Dito (PT)

Jilmar Augustinho Tatto, 53 anos, é natural de Corbélia (PR) e professor. Foi deputado estadual entre 1999 e 2004. Comandou quatro secretarias municipais em São Paulo, incluindo duas passagens pela Secretaria de Transportes. Foi deputado federal por dois mandatos, eleito em 2006 e 2010. Na Câmara, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio entre 2008 e 2009 e foi líder do PT em 2012. É formado em história.

Kaled (DC)

1º suplente: Galdi (DC)
2º suplente: Barreto (DC)

Kaled Ali El Malat tem 42 anos e nasceu em Guarujá (SP). Já foi candidato a vereador de Bertioga (SP), em 2008, e disputou a prefeitura do município em 2012 e 2016. Diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Bertioga e delegado sindical, cargos dos quais está afastado, Kaled é bacharel em direito, pós-graduado em gestão pública, mestre em direito do Estado, e atualmente faz doutorado em direito do Estado.

Major Olímpio (PSL)

1º suplente: Giordano (PSL)
2º suplente: Astronauta Marcos Pontes (PSL)

Sérgio Olímpio Gomes, 56 anos, nasceu em Presidente Venceslau (SP). Policial militar desde 1978, foi deputado estadual de São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2014, quando foi eleito para deputado federal. Passou pelo PDT, PMB e Solidariedade até se filiar ao PSL, no começo de 2018. É formado em direito e sociologia.

Mancha (PSTU)

1º suplente: César Raya (PSTU)
2º suplente: Raquel Polla (PSTU)

Luiz Carlos Prates, 62 anos, é natural de Pitangueiras (SP) e metalúrgico. Foi presidente do sindicato da categoria em São José dos Campos (SP) e integra a diretoria nacional da central sindical Conlutas. Foi candidato ao Senado em 2006 e ficou na 6º colocação entre 15 candidatos. Também já concorreu a governador, prefeito de São José dos Campos, deputado estadual e vereador, mas não se elegeu.

Mara Gabrilli (PSDB)

1º suplente: Alfredo Cotait Neto (PSD)
2º suplente: Ivani Boscolo (PSD)

Mara Cristina Gabrilli, 51 anos, é natural de São Paulo e deputada federal. Cumpre o segundo mandato na Câmara dos Deputados, onde já integrou a Mesa Diretora. Também foi vereadora em São Paulo (2009-2011). É tetraplégica desde a juventude. Fundou uma ONG de apoio a pessoas com deficiência e incentivo a pesquisas científicas e atua junto a diversas entidades civis. Foi secretária da Pessoa com Deficiência na prefeitura da capital paulista. É formada em publicidade e propaganda.

Marcelo Barbieri (MDB)

1º suplente: Rodrigo Arenas (MDB)
2º suplente: George (MDB)

Marcelo Fortes Barbieri, 61 anos, é natural de Araraquara (SP) e administrador. Foi duas vezes prefeito de Araraquara (2009-2017) e deputado federal por três mandatos (1991-2003, além de um período como suplente entre 2005 e 2006). Na Câmara, presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e foi relator da Comissão Mista de Orçamento. Também atuou em cargos na Secretaria de Governo da Presidência da República no início de 2018.

Mário Covas Neto (Pode)

1º suplente: Raul Abreu (Pode)
2º suplente: Ricardo Calvet (Pode)

Mário Covas Neto está no segundo mandato de vereador na cidade de São Paulo. Em ambas eleições concorreu pelo PSDB. Tem 59 anos, é advogado, natural de Santos (SP) e filho do ex-governador e ex-senador Mário Covas (1930-2001). Mário Covas Neto é um dos autores da lei que proíbe o manuseio, a utilização e a soltura de fogos de artifício ruidosos na cidade de São Paulo. A Lei Municipal 16.897, de 2018, entretanto, foi suspensa pela Justiça. Apaixonado por automobilismo, chegou a conquistar dois títulos brasileiros como piloto: no Kart, em 1975, e na Stock Car, em 1999.

Maurren Maggi (PSB)

1º suplente: Marco Souza Dateninha (PSB)

2º suplente: José Brito de França (PV)

Maurren Riga Maggi tem 42 anos e nasceu em São Carlos (SP). Atleta profissional, foi saltadora e velocista, sendo considerada um dos maiores nomes olímpicos brasileiros. Ganhou medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Maurren foi suspensa por dois anos acusada de doping pela Federação Internacional de Atletismo em 2003, voltando a treinar em 2005. Apesar de não ter experiência política, aposta na popularidade adquirida pelo esporte.

Moira Lázaro Mandato Coletivo (Rede)

1º suplente: Nilza Camillo (Rede)
2º suplente: Bruna Maria (Rede)

Moira Lázaro da Silva, 38 anos, é natural de Catanduva (SP) e professora. Leciona na rede pública municipal de Catanduva. Sua candidatura é coletiva, em parceria com a empreendedora Nilza Camillo, da Frente Favela Brasil, e a advogada Bruna Maria, dirigente partidária – que foram registradas como suplentes da chapa.

Nivaldo Orlandi (PCO)

1º suplente: Angelina Dias (PCO)
2º suplente: Ulisses Coelho (PCO)

Nivaldo Orlandi tem 63 anos e nasceu em Francisco Beltrão (PR). Contador, divorciado, concorre ao Senado pelo Partido da Causa Operária (PCO).

Pedro Henrique de Cristo (Rede)

1º suplente: Marcus André (Rede)
2º suplente: Allen Ferraudo (Rede)

Pedro Henrique Henriques Fernandes, 35 anos, é natural de Campina Grande (PB) e ativista social. É fundador de um instituto de educação política na cidade de São Paulo e de um projeto de democracia participativa na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Professora Silvia Ferraro (Psol)

1º suplente: Jorge Paz (Psol)
2º suplente: Jucinaldo Azevedo (Psol)

Silvia Andrea Ferraro, 49 anos, é natural de Campinas (SP) e professora. Leciona na rede pública municipal de São Paulo. Foi diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e militou no movimento estudantil. Foi duas vezes candidata à prefeitura de Campinas (2012 e 2004) e uma vez a vice-prefeita (2008), além de ter concorrido a vereadora e deputada federal – não se elegeu em nenhuma ocasião.

Tripoli (PSDB)

1º suplente: Pastora Carlinda (PRB)
2º suplente: João Jorge (PSDB)

 

José Ricardo Alvarenga Tripoli tem 66 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Graduou-se em direito pela PUC-SP e iniciou a carreira política como vereador. Foi eleito deputado estadual por quatro vezes e chegou a presidir a Assembleia Legislativa de São Paulo em 1995. Foi, ainda, secretário estadual do Meio Ambiente durante o governo Mário Covas. Em 2006, foi eleito deputado federal pela primeira vez, cargo que ocupa desde então. Foi líder do PSDB na Câmara em 2017. É autor do PLC 39/2015, que criminaliza a violência contra animais domésticos, em tramitação no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)