Dinheiro do povo está sendo torrado no pagamento da dívida, alerta Cássio

Da Redação | 05/09/2018, 10h25

Ao lamentar anúncio da Petrobras de novo aumento da gasolina, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) lembrou que o alto custo do produto é devido também à elevada carga tributária. O problema, segundo o parlamentar, é que a receita tributária brasileira é consumida pelo déficit público. Para Cássio, o dinheiro do povo "está sendo torrado no pagamento de juros da dívida pública de um Estado gigantesco, ineficiente, corrupto, cheio de mordomias e de privilégios".

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (5), Cássio afirmou que do jeito que as coisas estão só há duas alternativas ao país: a reforma profunda da máquina pública ou o aumento dos impostos.

— O povo brasileiro luta, trabalha e enfrenta dificuldades no seu dia a dia para pagar seus impostos e tem como retorno um orçamento de R$ 220 milhões para os ministérios da Educação e Saúde. Enquanto isso, o pagamento dos juros da dívida pública consumiu R$380 bilhões no ano passado —  protestou.

Na opinião do senador, o que a sociedade exige neste instante é uma redução da máquina pública para que o país sobreviva, porque quem quebrou o Brasil foi o governo e não os trabalhadores, empresários, agricultores ou profissionais liberais.

— É o Estado que não cansa de arrecadar, que não cansa de aumentar impostos e que sacrifica, cada vez mais, a sociedade com essa política equivocada — afirmou.

Cássio Cunha Lima também defendeu o fim do que ele considera mordomias, como auxílio-moradia para o Judiciário e carros oficiais para autoridades públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)