Regina Sousa lamenta incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro

Da Redação | 03/09/2018, 15h05

A senadora Regina Sousa (PT-PI) lamentou em discurso nesta segunda-feira (3) que duzentos anos de história tenham sido destruídos com o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido na noite de ontem.

Para ela, os cortes no orçamento da cultura promovidos pelo governo podem ter contribuído para a tragédia. E isso, na opinião da senadora, é mais um exemplo do descaso com a preservação da memória e do passado do país.

— O museu é de responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Se a universidade teve corte, é claro que ela vai cortar em algum lugar. E aí a manutenção fica para depois, porque tem de pagar salário. Então eu espero que essa tragédia pelo menos faça a gente abrir o olho, os governos em todos os níveis, para a nossa cultura, para a nossa história.

A reforma do ensino médio é outra prova de que o governo não prioriza o setor, disse a senadora, ao lembrar que a disciplina de história foi relegada a segundo plano com as mudanças propostas pelo Executivo e aprovadas pelo Legislativo.

Violência e racismo

Regina comentou ainda dados do anuário brasileiro sobre a violência, lamentando o elevado número de casos de violência doméstica no país. Segundo ela, são 606 casos diários, sem computar os homicídios de mulheres não enquadrados como feminicídio. Os homicídios de mulheres negras aumentaram em 22%, enquanto que a taxa para não negras teve redução de 7,4%.

A senadora questionou os motivos para tanta violência contra as mulheres e lamentou que parte dos casos venha de pessoas próximas, como maridos, ex-maridos, companheiros e namorados.

— Claro que é muito bom reduzir, mas reduzir de todas. então tem que ter uma história, tem que ter um estudo para saber porque isso acontece, se é fruto de discriminação, de racismo, porque tem de ter uma causa para isso.

Ainda sobre o anuário, a senadora disse que 44% das mulheres negras afirmaram terem sido vítimas de assédio, enquanto que para as mulheres brancas esse índice é de 35%. Outro dado que mostra que o problema da violência está associado ao racismo, segundo Regina, é que a maioria dos policiais vítimas de violência são negros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)