Comissão analisa indicação para a embaixada na Guatemala

Da Redação | 03/09/2018, 17h34

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina na quarta-feira (5) a diplomata Vera Cíntia Alvarez, indicada para o cargo de embaixadora do Brasil na Guatemala. A reunião tem início às 10h na sala 7 da ala Alexandre Costa.

Entre as funções já desempenhadas por Vera Cíntia Alvarez destacam-se as de assessora do diretor do Departamento Cultural (1998); de chefe da Divisão de Acordos Multilaterais (2000); de conselheira na embaixada em Tóquio (2004); e de chefe da Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores (2007).

Relator da indicação, o senador Airton Sandoval (MDB-SP) destaca que a Guatemala é hoje o país mais populoso da América Central, com 16,6 milhões de habitantes. Com história pontuada por rupturas políticas, o país emergiu em 1996 de um longo período de guerra civil. Desde então enfrenta crises de governabilidade, com destaque para a oposição entre indígenas de origem maia, com forte influência na cultura nacional, e a elite de origem espanhola, que controla a economia e o poder político.

No plano comercial, destaca o relator, as trocas entre Brasil e Guatemala totalizaram US$ 298 milhões em 2017, sendo que 89% desse total equivalem às exportações brasileiras. Atualmente, os dois países trabalham na atualização do Acordo Básico de Cooperação, de 1976, para adequá-lo às respectivas legislações.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)