Brasil mostrará à COP que meio ambiente e desenvolvimento não são rivais, dizem debatedores

Da Redação | 07/08/2018, 19h10

O Brasil levará à COP 24 a mensagem de que o meio ambiente e o desenvolvimento não são rivais, disseram nesta terça-feira (7) os participantes da audiência pública promovida pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas. O debate tratou da participação do Brasil na próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

Durante a audiência, o secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Thiago de Araújo Mendes, informou que, ao mesmo tempo em que o ritmo de desmatamento na Amazônia está 75% menor desde 2004, o Brasil assiste a um crescimento da produção agrícola e a um processo de inclusão social. Segundo o secretário, esses dados mostram o sucesso do modelo de desenvolvimento sustentável.

Com esses resultados, avaliou, o Brasil poderá levar à próxima Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, a COP 24, a mensagem de ser possível conciliar o crescimento da economia com a proteção à natureza. O secretário do Ministério do Meio Ambiente acrescentou que mais de 500 milhões de hectares estão registrados no Cadastro Ambiental Rural.

— Isso significa 5,2 milhões de propriedades rurais já cadastradas, georeferenciadas. Só para vocês terem uma ideia, quando a gente traz isso para o plano internacional, isso é maior do que o território inteiro dos 28 países da União Europeia. É a maior base de dados de proteção ambiental rural que nós temos notícia.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro obrigatório para os imóveis rurais para formar uma base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas. A próxima Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente acontece em dezembro, na Polônia.

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas ocorre em dezembro, na Polônia. O evento mundial reúne vários países para discutir a implementação do acordo do clima, firmado entre mais de 190 países que se comprometeram a cumprir metas de redução de emissões de carbono.

Com a Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)