Proposto o Dia Nacional de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards

Da Redação | 26/07/2018, 09h43 - ATUALIZADO EM 31/07/2018, 15h55

O Dia Nacional de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards pode ser incluído no calendário oficial nacional. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 158/2018, que aguarda relatório na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A síndrome de Edwards é resultante de uma condição genética que se verifica em um em cada oito mil nascidos, principalmente meninas. Depois da síndrome de Down, é a mais frequente na população. A síndrome de Edwards resulta em malformações congênitas que afetam cérebro, coração, rins e aparelho gastrointestinal. A expectativa de vida dificilmente ultrapassa os dois anos de idade.

Pelo PLS 158/2018, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards será celebrado todos os anos em 6 de maio. Na data, o poder público promoverá iniciativas sociais, de pesquisa científica, culturais e de assistência social e à saúde de familiares e pacientes da síndrome.

Na justificação, o autor, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ressalta que o objetivo é promover a visibilidade de um tema tão relevante de saúde pública.

Como o PLS é terminativo na CE, caso aprovado, segue direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para que seja votado no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)