Senado abre nesta terça exposição que marca centenário de nascimento de Athos Bulcão

Da Redação | 02/07/2018, 18h50

O Senado inaugura nesta terça-feira (3) exposição de projetos originais, gravuras e azulejos do artista plástico Athos Bulcão, que completaria 100 anos em julho. A mostra, que será aberta às 10h na Senado Galeria, ficará aberta ao público até 29 de julho. A organização do evento é fruto de parceria da Casa com a Fundação Athos Bulcão.

Também nesta terça-feira, no Plenário do Senado, sessão solene do Congresso, às 11h, lembrará o centenário do artista.

Além da exposição e da sessão, o Senado e a Câmara dos Deputados realizarão uma série de ações relacionadas à data. Uma delas é o projeto Artistas do Congresso: Releitura Athos Bulcão, com artistas que compartilharão seus olhares sobre as obras de arte do pintor, escultor e azulejista. O primeiro convidado é o servidor Fernando Ribeiro, da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado. A mostra com as releituras do servidor será exibida a partir desta terça-feira, no Espaço Ivandro Cunha Lima, ao lado da Senado Galeria.

Outra atividade prevista é o roteiro especial de visitação ao Congresso para mostrar os trabalhos de Athos Bulcão expostos nas duas Casas do Legislativo. A visita inaugural será realizada também nesta terça-feira, às 14h30. Para participar da visita no mês de julho basta agendar no site www.congressonacional.leg.br/visite.

Obras

Entre as obras de Athos Bulcão que fazem parte do acervo do Congresso (veja fotos), está um painel vermelho em madeira com figuras geométricas que compõe uma parede divisória do Salão Nobre do Senado, onde são realizadas solenidades. Na sequência, quem entra no Salão Negro pode observar a parede em mármore branco, intercalada por desenhos retangulares em granito negro, também de sua autoria.

Em outra parede do Senado, azulejos em branco e azul levam a assinatura do artista. Em dois andares, a parede compõe o jardim de inverno da sala da Presidência e se estende até a área em que se localiza a Secretaria-Geral da Mesa.

Outra obra chama a atenção dos visitantes: dois painéis vermelhos em madeira que ocupam as paredes laterais em frente à Ala Senador Teotônio Vilela, que abriga gabinetes de senadores. Um efeito de luz e sombra distingue as formas que o artista imprimiu às obras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)