Lei institui Dia Nacional da Imigração Chinesa

Da Redação | 27/06/2018, 11h27

A data de 15 de agosto será celebrada anualmente como o Dia Nacional da Imigração Chinesa. A homenagem foi incluída no calendário oficial nacional pela Lei 13.686/2018, sancionada pela Presidência da República e publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/2018, aprovado pelo Senado no último dia 30.

A chegada oficial dos primeiros imigrantes chineses a São Paulo, segundo registros oficiais, ocorreu em 15 de agosto de 1900, por isso a escolha desta para a celebração anual.

A relatora da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) foi a senadora Marta Suplicy (MDB-SP), que recomendou a aprovação da proposta. Durante a votação, Marta lembrou que o Brasil é hoje um dos principais destinos do imigrante chinês. Segundo dados da Polícia Federal, os chineses representam cerca de 5% do número de imigrantes registrados no país. Ela lembrou que a comunidade chinesa no país só é menor do que as que estão na Bolívia, nos Estados Unidos e na Argentina.

Ela ainda ressaltou que o fluxo de chineses para o Brasil tornou-se mais dinâmico a partir da década de 1950. Processo que ganhou mais força após a adoção da política de abertura no país asiático na década de 1980, proporcionando a vinda de empreendedores.

— É este empreendedorismo com feições globais que a China exporta hoje. São jovens profissionais altamente qualificados, cosmopolitas, que chegam para trabalhar em empresas das quais são gerentes. Após estes mais de 100 anos de integração, a cozinha típica, as artes marciais, os conhecimentos próprios em medicina e as técnicas especiais de terapias são alguns dos grandes legados que se incorporam à nossa cultura — afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)