Senado aprova novo representante do Brasil na FAO

Da Redação | 12/06/2018, 18h54

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (12) a indicação do diplomata Fernando José Marroni de Abreu para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e os organismos internacionais relacionados, em Roma. A nomeação (MSF 21/2018) recebeu 48 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção.

Nascido em São Borja (RS), Fernando José Marroni de Abreu é graduado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em ciências econômicas e em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Em 1988 obteve o grau de Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Paris I (Sorbonne).

Marroni ingressou na carreira diplomática em 1981. Foi chefe de gabinete no Ministério do Desenvolvimento Agrário (2000-2002) e do Ministério da Defesa (2003-2005). Também foi embaixador em Amã, na Jordânia (2008-2012) e seu último posto foi o de subsecretário-geral da África e do Oriente Médio (2016).

Ao ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em maio, Fernando de Abreu afirmou que o desperdício de alimentos é uma das principais preocupações da FAO atualmente. Segundo ele, um dos motivos para o desperdício no Brasil é a falta de infraestrutura de transporte.

— Os alimentos são produzidos e não conseguem sair do local de produção. Há dificuldade de acesso aos mercados e deficiência na infraestrutura de transportes – explicou.

FAO

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em inglês “Food and Agriculture Organization”, é uma agência especializada das Nações Unidas, de caráter intergovernamental. O objetivo da FAO é ajudar os países a eliminar a fome, melhorar a nutrição, aumentar a produtividade agrícola, elevar o nível de vida da população rural e contribuir para o crescimento da economia mundial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)