Site do Senado passa a oferecer conteúdos em inglês, espanhol e francês

Da Redação | 07/06/2018, 17h46

O site do Senado oferece, desde esta quarta-feira (6), conteúdos nos idiomas espanhol, inglês e francês. São informações sobre atribuições, história e funcionamento da Casa.

De acordo com o coordenador na Diretoria Executiva de Gestão do Senado Washington Brito, o serviço atende a uma orientação da União Interparlamentar (UIP), organização internacional de parlamentos, para que pelo menos uma parte do site esteja disponível em outras línguas. A UIP possui critérios e regras para avaliar itens como a ampliação do acesso à informação em outros idiomas nos sites legislativos.

— Neste primeiro momento, apenas uma pequena parte do site foi traduzida, mas a ideia é que, aos poucos, mais e mais informações sejam disponibilizadas em outros idiomas.

Ainda segundo Brito, o site tem cerca de 500 mil páginas, o que impossibilita que todas sejam traduzidas, mas a intenção é garantir que pelo menos dados básicos sobre o Parlamento brasileiro estejam disponíveis na internet para pessoas de outras nacionalidades.

O próximo passo do projeto será a tradução, também em inglês, francês e espanhol, das páginas que contenham informações sobre o programa de visitação ao Congresso Nacional.

UIP

A União Interparlamentar foi criada em 1889, tem sede em Genebra, Suíça, e é financiada por seus próprios membros. A instituição trabalha em estreita colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU). Regida por estatuto próprio, visa facilitar o diálogo parlamentar e os trabalhos de cooperação entre os povos com o objetivo de consolidar a democracia representativa no mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comunicação Democracia ONU Visitação