Lasier Martins destaca lições da paralisação de caminhoneiros para o país

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/05/2018, 18h16

O senador Lasier Martins (PSD-RS) disse que participantes da Comissão Geral do Congresso Nacional reunida para discutir a paralisação dos caminhoneiros e seus efeitos concordaram que o movimento serviu para ensinar algumas lições a todos. Segundo Lasier, além de uma reforma tributária, especialmente no que toca ao ICMS, os participantes criticaram a falta de previsibilidade de todos e a necessidade de diversificação da matriz de transportes do país.

— O Brasil não pode mais continuar dependendo exclusivamente do rodoviarismo, que consome combustíveis fósseis. É uma extraordinária lição que o país está vivendo e, de uma vez por todas, devemos pensar em outras alternativas, com preponderância para ferrovia e também para o transporte fluvial.

A essas lições, Lasier Martins acrescentou a necessidade de redução dos gastos públicos nos três podereses. Quanto ao Senado, ele disse ser inadmissível que o orçamento seja de R$4,2 bilhões ao ano.

No discurso, o senador também se solidarizou com Vilson Fontana, do município gaúcho de Charrua, explicando que Vilson é dono de uma granja que pode perder 10 mil suínos prontos para irem para frigoríficos. Situação semelhante ocorre numa granja de Tapejara, no norte gaúcho, onde 9 milhões de aves podem morrer por falta de ração, lamentou o senador.

Isso acontece porque caminhões não transportam o rebanho nem levam ração para os animais da propriedade por falta de combustível, lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)